Cidades

Mala suspeita encontrada na Esplanada não continha explosivos, só roupas

Uma mala deixada perto do Ministério do Planejamento mobilizou o esquadrão antibombas da Polícia Militar neste sábado

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 29/12/2018 13:30
PM vestindo macacão antibombas na Esplanada dos MinistériosA Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal informou que o material suspeito encontrado na Esplanada dos Ministérios na manhã deste sábado (29/12) era uma mala com roupas. "O objeto já foi recolhido, não se tratando, portanto, de explosivo", informou a pasta em nota.

Mais cedo, o esquadrão antibombas da Polícia Militar se deslocou até o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para investigar o conteúdo de uma mala. Um segurança acionou a Polícia Militar após encontrar o objeto abandonado nos arredores do prédio. Suspeitando da possibilidade de se tratar de um artefato explosivo, a corporação acionou a equipe especializada do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

A maleta foi deixada do lado de fora, ao lado de uma pilastra, próximo à saída de emergência. Militares do Bope mobilizaram todo o aparato para esse tipo de operação, incluindo um robô e um oficial com roupas de proteção contra explosivos.

Alerta na Esplanada

As forças de segurança estão atentas a qualquer movimento suspeito nos dias que antecedem a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro. Segundo o grupo de inteligência responsável pela segurança da cerimônia, o nível de ameaça é considerado acima do normal.

Essa avaliação fez com que um esquema especial para a posse fosse organizado, incluindo permissão para a Força Aérea Brasileira (FAB) abater aeronaves hostis e a presença de mísseis antiaéreos na Esplanada dos Ministérios.
Além disso, a Polícia Civil do DF e a Polícia Federal apuram ameaças de bombas na noite do réveillon em Brazlândia feitas pela rede social. O Correio apurou que a PF trabalha com a possibilidade de as ameaças serem uma forma de desviar a atenção para um atentado em outra área do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação