Walder Galvão - Especial para o Correio, Juliana Andrade
postado em 01/01/2019 08:58

"Sabemos que é um ano de muita dificuldade e o que a cidade passa. Vamos cuidar da saúde de forma imediata, já é uma determinação para o secretário. Também faremos medidas no âmbito da segurança, para tentar trazer mais policiais, principalmente aqueles que estão na reserva;, ressalta.
Quando Ibaneis chegou à igreja, o local ainda estava vazio. Ele estava acompanhado da esposa, Mayara Noronha e do vice-governador, Paco Britto (Avante).
Segurança
Um esquema de segurança pesado foi montado próximo ao Santuário Dom Bosco. Dezenas de policiais militares, bombeiros e agentes do Departamento de Trânsito (Detran) faziam guarda dentro e fora do templo.
Além dos profissionais da força de segurança, Ibaneis conta com vigilância privada, que monitorava a entrada e saída de pessoas da igreja.
[FOTO1310336]
[FOTO1310336]
Cronograma
Do santuário, o emedebista segue para a Câmara Legislativa. Às 9h30, prestigiará a cerimônia de posse dos 24 futuros deputados distritais no plenário da Casa. Ao fim do ato, o advogado será encaminhado a uma sala reservada, onde deve aguardar pela solenidade na qual será empossado e, portanto, legitimado para ocupar a cadeira de governador da capital.
Por volta das 10h30, uma comissão de parlamentares o busca para a cerimônia, a ser conduzida pelo distrital Robério Negreiros (PSD), único integrante da Mesa Diretora reeleito, e realizada no auditório da Câmara Legislativa. Chegando no espaço, com capacidade para cerca de 500 pessoas, Ibaneis receberá honras militares e, junto ao vice-governador diplomado, Paco Britto (Avante), comporá a mesa.
Para iniciar a solenidade, são executados o Hino de Brasília e o Nacional. Negreiros realizará um pronunciamento inicial e lerá o termo de posse que, na sequência, será assinado pelo futuro governador. Após esse momento, Ibaneis realizará o primeiro discurso como chefe do Buriti. A cerimônia, então, chega ao fim, com a convocação para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, prevista para as 15h.
Em um comboio, o governador diplomado se dirige ao Palácio do Buriti e sobe pela rampa da Loba Romana até a porta, onde será cumprimentado pelo atual chefe do Executivo local, Rodrigo Rollemberg. No último ato como comandante do GDF, o socialista entregará a faixa ao sucessor.
No ato mais aguardado do dia, Ibaneis subirá ao palco, numa estrutura montada na praça do Buriti, para discursar e dar posse aos secretários de Estado. Para a solenidade, foram distribuídos 2 mil convites. O espaço conta com três divisões para acomodação: autoridades, família e demais convidados. Do evento, o emedebista segue para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).