Cidades

Em reunião com secretários, Ibaneis definirá ações emergenciais de pastas

Já durante a posse, que ocorreu ontem, uma das primeiras medidas do governador foi a exoneração de boa parte dos 16,6 mil comissionados do GDF

Helena Mader
postado em 02/01/2019 06:00
Após a posse do secretariado na sede do Governo do Distrito Federal (GDF), o governador Ibaneis Rocha atravessou o Eixo Monumental e discursou na Praça do Buriti: popularidade
A definição de prioridades do governo de Ibaneis Rocha (MDB) terá continuidade hoje com a primeira reunião do secretariado, às 14h30, na Residência Oficial de Águas Claras. Ontem, na posse, foram determinadas ações emergenciais da nova gestão. Uma das primeiras medidas do governador foi a exoneração de boa parte dos 16,6 mil comissionados do GDF, por meio de um decreto publicado em edição especial do Diário Oficial do DF. Apenas comissionados de instituições e órgãos como as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Procuradoria-Geral do DF, Controladoria-Geral, Iprev, Casa Civil e Casa Militar ficaram no cargo.

Outra área que receberá atenção especial é a Saúde. Para cumprir a promessa de priorizar as melhorias no atendimento do sistema do Distrito Federal, o secretário da pasta, Osnei Okumoto, vai focar no aprimoramento da logística de distribuição de insumos e de medicamentos e na realização de mutirão de cirurgias. Nos próximos dias, a nova equipe fará um levantamento para definir quantos pacientes poderão ser operados pelo SUS. ;Para os que não tivermos condições de atender, vamos recorrer à iniciativa privada para resolver o problema de todas as pessoas que estão aguardando há muito tempo por essas cirurgias;, adiantou Osnei.

Segundo o secretário, o Instituto Hospital de Base não será extinto, mas o modelo sofrerá mudanças. ;A questão foi bem-avaliada por nós. Ele continua operando normalmente como instituto. Agora, a gente vai dar a transparência que o governador sempre quis, com relação à marcação de procedimentos e à transparência em aquisições e compras. O instituto vai ser remodelado;, explicou Osnei. A melhoria na distribuição é outra meta. ;A logística necessita de adequação para que a gente possa disponibilizar todos os insumos e medicamentos à população e não haver a demora na marcação de cirurgias, que são tão necessárias;, acrescentou.

Gastos

O aumento da arrecadação e o corte de gastos também estão entre as medidas emergenciais do novo governo. O secretário André Clemente afirmou que a equipe vai privilegiar uma radiografia nas contas. ;A prioridade é identificar os gastos que estão extrapolados, fazer os cortes necessários e garantir a programação da receita ao longo do ano, independentemente de termos Lei Orçamentária aprovada. Em seguida, vamos levantar os contratos que estão sem pagamentos para que possam ser programados;, detalhou Clemente.

Sobre a promessa de campanha de Ibaneis de assegurar a paridade de policiais civis com a Polícia Federal, o secretário de Fazenda evitou falar em previsões. ;Todas as despesas do DF precisam ser programadas, assim como os reajustes. Não tem data, essa é uma negociação exclusivamente entre o governador, os secretários de Segurança e de Fazenda;, resumiu Clemente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação