Cidades

Nomeações de Ibaneis mudam a configuração da Câmara Legislativa

Com a escolha do distrital Fernando Fernandes para a chefia da administração regional de Ceilândia, a suplente Telma Rufino, também do Pros, voltará a ocupar uma vaga no Legislativo local

Isa Stacciarini, Alexandre de Paula
postado em 04/01/2019 06:00
Além de levar um distrital para a chefia de uma administração regional, Ibaneis Rocha definiu a advogada Ilka Teodoro, candidata a uma vaga na Câmara nas últimas eleições, como a próxima administradora do Plano Piloto
O governador Ibaneis Rocha (MDB) definiu ontem o comando de parte das administrações regionais, com consequências para a Câmara Legislativa. Uma das decisões levará de volta à Casa a deputada distrital Telma Rufino (Pros), que havia perdido a vaga para Jaqueline Silva (PTB) depois de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (leia Memória). Rufino era suplente do correligionário Fernando Fernandes. O delegado, segundo parlamentar mais votado nas eleições de outubro, com 29.420 votos, foi convidado por Ibaneis para chefiar a Administração Regional de Ceilândia.

Segundo o policial civil, o convite para assumir a administração foi uma surpresa. ;Como a Câmara está fechada este mês para balanço, e eu não estava fazendo nada, pensei: ;Por que não?;. E aceitei o pedido. O convite do governador aconteceu porque houve dificuldade em preencher o quadro na cidade;, explica. Segundo Fernandes, porém, a posição deve ser temporária. ;Como havia muitos nomes interessados no cargo, o governador quis organizar a casa até escalar uma pessoa qualificada para ser o administrador. Assumi esta responsabilidade. O meu objetivo é permanecer como administrador durante alguns meses e, quando o governador tiver o nome, volto para o meu cargo como deputado;, prevê.

Durante e depois da campanha, Ibaneis reafirmou o compromisso de tornar a escolha para a administração mais democrática. A ideia é organizar listas tríplices ou sêxtuplas para que a população indique nomes. A maneira como o projeto será colocado em prática ainda não foi divulgada. A intenção é que os nomes indicados no início do governo fiquem até que a medida possa ser implementada.

Nascido em Ceilândia Norte, o policial coordenou as quatro delegacias da maior região administrativa do Distrito Federal: 15;, 19;, 23; e 24; DPs. ;Criarei um canal de comunicação com a população, assim como fiz quando fui delegado. As minhas primeiras ações serão com as obras emergenciais, como tapar buracos e realizar a limpeza da cidade;, adianta. Ele acrescenta que manterá parceria com as delegacias e os dois batalhões da Polícia Militar da região. A população poderá colaborar na gestão com sugestões, reclamações e pedidos. ;No início do período escolar, pretendo iniciar um sistema de colaboração com as redes de ensino. No que puder realizar de obras e reformas, faremos;, frisa o delegado.

Plano Piloto

A advogada Ilka Teodoro chefiará a Administração Regional do Plano Piloto, uma das mais importantes do governo. Ontem, o PSol, partido pelo qual ela disputou a eleição para distrital, anunciou que Ilka pediu desfiliação para assumir o cargo no GDF. Ela é ligada à luta por direitos humanos, ao feminismo e ao movimento negro. Ilka tem 40 anos. Formou-se em direito, em 1999, pelo UniCeub. Estudou relações internacionais e filosofia na Universidade de Brasília (UnB). Na gestão de Ibaneis Rocha na Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal, Ilka presidiu a Comissão da Mulher Advogada. Ela integrou a primeira Comissão de Advogados Iniciantes da OAB/DF no início dos anos 2000. Foi ainda orientadora e professora no Núcleo de Prática Jurídica do UniCeub durante 10 anos.

Delegacias

A cúpula da Polícia Civil definiu 22 das 31 chefias de delegacias. Nove nomes permanecerão nos cargos. A ideia é manter no comando os delegados das unidades do Cruzeiro, do Recanto das Emas, do Gama Oeste, de Taguatinga Centro e de Santa Maria. Atuam nessas delegacias, respectivamente, Cláudia Alcântara, Pablo Aguiar, Francisco Antônio, Josué Ribeiro e Rodrigo Telho.

Ainda no período de transição, o novo diretor-geral da Polícia Civil, Robson Cândido, havia definido as chefias de cinco unidades policiais: 1; DP (Asa Sul) e 2; DP (Asa Norte) continuarão sob o comando dos delegados Gerson de Salles e Laércio Rosseto. A 5; DP (Área Central), a 11; DP (Núcleo Bandeirante) e a 19; DP (P Norte, em Ceilândia) tiveram a chefia substituída: assumem o cargo Glayson Gomes, Rafael Bernardino e Jônatas Silva, respectivamente (veja Delegacias circunscricionais).

Exceções nas exonerações

Depois de publicar decreto que exonerava todos os servidores comissionados da estrutura do GDF, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou uma correção ao documento em que adiciona exceções. Todos os responsáveis por empenho, liquidação e pagamentos, por exemplo, continuarão nos cargos, assim como gestantes, supervisores escolares e coordenadores regionais de ensino.

Memória

Jaqueline SilvaImbróglio eleitoral
Jaqueline Silva (PTB) (foto) assumiu a vaga de Telma Rufino depois de ter a candidatura validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As dificuldades do PTB-DF com a Justiça Eleitoral começaram em setembro, quando foram julgados os registros de candidatura da sigla no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os desembargadores decidiram por unanimidade barrar concorrentes da sigla com a justificativa de que o partido não apresentou a filiação dos nomes no prazo legal, de 6 meses antes do pleito. Segundo o PTB, houve problema no sistema do TSE; por isso, os registros de filiação não foram recebidos. Por determinação do TSE, os candidatos puderam fazer campanha, mas a validação dos votos, que alterou o cálculo para definição dos eleitos, ficou para depois da decisão final.

Delegacias circunscricionais

Confira os até agora 22 escolhidos para comandar delegacias no DF

; 1; DP (Asa Sul): Gerson de Salles
; 2; DP (Asa Norte): Laércio Rosseto
; 3;DP (Cruzeiro): Cláudia Alcântara
; 4; DP (Guará): João Maciel
; 5; DP (Área central): Gleyson Gomes
; 6; DP (Paranoá): Jane Klebia
; 8; DP (SIA): Rodrigo Bonach
; 9; DP (Lago Norte): Marcelo Fernandes
; 10; DP (Lago Sul): Yury Fernandes
; 11; DP (Núcleo Bandeirante): Rafael Bernardino
; 12; DP (Taguatinga Centro): Josué Ribeiro
; 13; DP (Sobradinho): Hudson Maldonado
; 15; DP (Ceilândia Norte): Luiz Alexandre Gratão
; 16; DP (Planaltina): Fabrício Carvalho
; 17; DP (Taguatinga Norte): Gustavo Araújo
; 19; DP (Setor P Norte): Jônatas Silva
; 20; DP (Gama): Francisco Antônio Duarte
; 21; DP (Taguatinga Sul): Waldeck Fachinelli
; 27; DP (Recanto das Emas): Pablo Aguiar
; 29; DP (Riacho Fundo): Mauro Aguiar
; 30; DP (São Sebastião): Maurílio Rocha
; 33; DP (Santa Maria): Rodrigo Telho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação