Cidades

Temporal arranca bombas de combustível e derruba tenda em posto de saúde

Em um posto de gasolina em Taguatinga, bombas de combustível tombaram em razão dos ventos. Em Águas Claras houve queda de árvore. No SIG e em parte do Sudoeste a energia acabou

Isa Stacciarini
postado em 05/01/2019 12:17
Faixas inundam sobre viaduto do metrô em Águas Claras

Moradores de Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires registraram início de forte chuva no início da tarde deste sábado (5/1). A Defesa Civil registrou alerta de pancadas de chuva e rajadas de vento. E emitiu atenção para risco de queda de árvores.

Em Águas Claras uma árvore caiu na Avenida Araucárias. Faixas do viaduto sobre o metrô, ao lado do Batalhão da Polícia Militar, também ficaram alagadas.

Bombas do posto de combustível tombaram em razão dos ventos
Em um posto de combustível em Taguatinga, na avenida Samdu Norte, quatro bombas de combustível tombaram em razão da velocidade do vento. O posto está desativado e não houve vazamento de combustível. Mesmo assim, a Defesa Civil foi acionada ao local. Os bombeiros atuaram na ocorrência com 10 militares e duas viaturas.

Mais prejuízos

Ainda em Taguatinga, em razão da chuva e do vento forte, uma estrutura de tenda erguida na área externa da Unidade Básica de Saúde 2 para exercícios físicos de idosos foi arrancada. A estrutura estava fixada com cabos de aço e quatro travas, conforme determina a Defesa Civil, mas caiu e atingiu o telhado da estrutura que é de forro de gesso.

A estrutura atingiu o telhado da unidade de saúde
Com o impacto, entre três a cinco telhas cederam. Parte da Unidade de Saúde ficou alagada. Ainda não há informação se ela ficará fechada na segunda-feira. Na hora do acidente o posto estava se preparando para fechar as portas. Aos sábados a unidade funciona das 7h as 12h. Ninguém se feriu.

Segundo o supervisor da UBS, Arnaldo Paz, a Secretaria de Saúde será acionada e juntamente com a Defesa Civil vai decidir sobre o funcionamento da Unidade durante a semana.
[VIDEO1]
Tenente-coronel da Defesa Civil, Sinfronio Lopes explicou que a energia foi cortada e equipes ainda vistoriam a área para descartar risco de desabamento. "O forro de gesso ameaça cair, porque foi umedecido com a água da chuva", explicou.

Queda de energia

No Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e em parte do Sudoeste, a energia acabou. No Núcleo Bandeirante, trovões e raios anunciavam a chegada da chuva por volta de 12h10. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, não tinha volume registrado.

A assessoria de imprensa da Companhia Energética de Brasília (CEB) informou, por meio de nota, que a queda de luz aconteceu por problemas em dois circuitos do Sudoeste, e deixou 556 unidades sem energia elétrica na região do Sudoeste e SIG.

As equipes da CEB estão no local ;percorrendo os circuitos para identificar o problema e restabelecer o fornecimento de energia para os consumidores;.

Clima

O tempo no fim de semana no Distrito Federal será de céu parcialmente nublado a nublado. Pode haver, ainda, pancadas de chuva no fim do dia. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura mínima deve ser de 18;C e a máxima pode chegar a 32;C.

A umidade relativa do ar deve ficar entre 95% a 30%. A temperatura mínima registrada foi de 19;C na madrugada no Plano Piloto e 18;C no Gama. Segundo o meteorologista Manoel Rangel, para a semana o céu deve permanecer nublado, mas com sol aparente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação