Cidades

Inmet e Defesa Civil emitem alerta para fortes chuvas no DF

Estado de atenção foi decretado na tarde desta quinta-feira (10/1). Meteorologista afirma que pancadas de chuva podem cair durante a madrugada

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 10/01/2019 18:33
Inmet e Defesa Civil emitiram alerta de fortes chuvas e rajadas de ventoO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na tarde desta quinta-feira (10/1), alerta de atenção em todo o DF para chuvas intensas com perigo potencial. A precipitação pode chegar a 50mm por dia e os ventos, a 60km/h. A Defesa Civil também divulgou alerta para a população sobre os riscos das fortes chuvas que devem cair até a manhã desta sexta-feira (11/1).

Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Por isso, o instituto recomenda que, em casos de chuva e rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Na tarde desta quinta-feira (10/1), a região que mais choveu foi Brazlândia, onde 36,4mm de precipitação foram registrados pelo Inmet. No Plano Piloto, a chuva foi forte, mas rápida - acumulou somente 1,6mm. "Permanecemos em estado de atenção por causa das áreas de instabilidade. Há chance de ter uma pancada de chuva ou outra durante a madrugada", conta a meteorologista Naiane Araujo.

De acordo com a Companhia Energética de Brasília (CEB), as precipitações e rajadas de ventos causaram queda de energia em Samambaia e Ceilândia - nesta segunda região, uma árvore caiu sobre o cabeamento de energia no Núcleo Rural Alexandre Gusmão e técnicos tiveram de se deslocar até lá para retomar o fornecimaneto do serviço.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação