Cidades

Crônica da Cidade: 'Vinte e quatro'

"Como meu nome começa com a letra h, na chamada da escola eu sempre ficava ali pelo meio da lista de alunos, naquela zona perigosa perto do número 24"

Humberto Rezende
postado em 12/01/2019 16:26
Bandeira LGBTTodo primeiro dia de aula era um suplício. Eu ia meio calado no banco de trás do Passat verde metálico de minha mãe, fingia um sorriso ao me despedir e caminhava meio aterrorizado até a sala de aula. Diante da porta, suando frio, olhava a lista de alunos até chegar ao meu nome e ; já quase derretendo de medo ; conferia qual seria meu número de chamada naquele ano. ;Vinte e quatro, não. Vinte e quatro, não. Por favor, meu Deus, vinte e quatro, não;, orava mentalmente.

Como meu nome começa com a letra h, eu sempre ficava ali pelo meio da lista de alunos, organizados em ordem alfabética. Enquanto as Anas, as Beatrizes e os Bernardos ficavam invariavelmente no começo, e os Robertos, as Tatianas e os Vinícius iam lá para o fim, o Humberto me posicionava naquela zona perigosa perto do 24, o número que, se calhava de ser o seu, lhe rendia um ano inteiro de tormento.

;Maldito Carinhoso;, eu praguejava, amaldiçoando a novela com Regina Duarte e Cláudio Marzo que estreara no ano em que nasci e havia tornado popular o meu nome. ;Meu filho vai se chamar Aarão;, prometia em seguida, determinado a não passar adiante aquela tortura.

Hoje, quando me lembro disso, duas coisas parecem muito surreais. A primeira é que, mesmo sendo colecionador de infortúnios infantis, esse temor específico nunca se materializou. Fui os números 22, 23, 25, mas nunca o 24. A outra é que esse medo começou muito cedo, quando eu sequer entendia direito o significado daquele xingamento dirigido ao longo de um ano inteiro aos garotos que ficavam com o indesejado número.

Palavrão

Foi, muito provavelmente, meu primeiro contato com outro palavrão, que eu levaria ainda mais tempo para entender o significado: homofobia. Sim, é esse o nome do fenômeno que faz com que crianças, que ainda nem amadureceram sexualmente, façam chacota, rejeitem, temam ou sintam raiva de qualquer coisa associada à homossexualidade.

É esse o nome do fenômeno que faz com que deputados distritais recusem um gabinete amplo e com bela vista para o Eixo Monumental só porque é o de número 24, como mostrou minha colega Ana Viriato em matéria publicada neste Correio na última quinta-feira.

A sala acabou ocupada, num gesto político e de afirmação, por Fábio Félix, primeiro representante da comunidade LGBT eleito para a Câmara Legislativa do Distrito Federal. A se julgar pela reação dos nossos representantes diante do gabinete 24 ; tão madura quanto a de garotos do 2; ano do ensino fundamental ;, Fábio terá muito trabalho. Desejo boa sorte e sucesso a ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação