Publicidade

Correio Braziliense

Férias: Planetário de Brasília tem programação especial para crianças

Exposição da teoria da evolução e mostra de curta-metragens seguem em exposição até o dia 31 de janeiro, com entrada gratuita


postado em 13/01/2019 13:45 / atualizado em 13/01/2019 14:59

Pais e filhos visitam Planetário durante as férias escolares(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Pais e filhos visitam Planetário durante as férias escolares (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
O Planetário de Brasília está com exposições especiais durante o período de férias escolares e tem atraído grande público. A sala de cinema 3D, com capacidade para 80 pessoas, tem ficado cheia durante a semana e a exposição da origem da terra atrai a criançada pelas maquetes de dinossauros nas salas. 

O casal de ortodontistas Patrícia e Sérgio Teixeira, ambos de 39 anos, aproveitaram para fazer o passeio completo. "A gente tinha a impressão de que o espaço não estaria tão bem cuidado, por termos ouvido isso antes. Mas, quando chegamos, foi uma surpresa ver uma exposição tão bacana. As crianças adoraram", conta a mãe. 

Eles levaram os filhos Guilherme e Isabela Ribeiro, 5 e 2 anos, do Noroeste, onde moram, para o Planetário na manhã deste domingo (13/1). O passeio, que não durou mais de uma hora, valeu também pelos registros fotográficos. "A gente aproveitou pra tirar as fotos, com eles posando ao lado dos dinossauros. Quando eles crescerem, vai ser muito bom ver as fotos e lembrar desses momentos em família", projeta Patrícia.
Patrícia e Sérgio Teixeira aproveitaram para levar os filhos na exposição da Origem da Vida(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
Patrícia e Sérgio Teixeira aproveitaram para levar os filhos na exposição da Origem da Vida (foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

Mostra de cinema 


Todos os filmes da mostra têm indicação da faixa etária recomendada, que pode ser vista no site da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. São curta-metragens de caráter educativo, que tratam sobre astronomia de forma lúdica e didática.  O Correio pôde acompanhar a sessão do filme Origens da Vida, no telão de 360º que o Planetário possui. Ele ensina, durante 24 minutos, a teoria da evolução da vida, com início no Big Bang e a criação do sistema solar. 
 
A sessão, com aproximadamente 50 espectadores, começou às 11h deste domingo (13/1). O primeiro choro dos bebês foi ouvido logo no início, quando um extraterreste surge na tela indicando onde ficam as saídas de emergência. Entretanto, ao fim do curta, a avaliação foi positiva. "Eu gostei muito. Já aprendi sobre isso na escola, mas aqui foi mais legal", relatou Heitor Batista, 10 anos, que pretende ser engenheiro quando crescer. 

A programação de férias do Planetário segue até o dia 31 de janeiro. O espaço não é aberto ao público às segundas, por causa da manutenção do local. De terça a domingo, os serviços ao público funcionam das 8h às 20h. A entrada é gratuita.

Confira a programação dos filmes abaixo:

Dia/ Horário      3ª feira, 5ª feira e sábado                  4ª feira, 6ª feira e domingo

9h30                 Kaluoka’Hina                                    Kaluoka’Hina

11h                  Origens da Vida                                 Origens da Vida

14h30              Da Terra ao Universo                          Fronteiras 

16h                  O Segredo do Foguete de Papelão        O Segredo do Foguete de Papelão

17h30              Dois Pedacinhos de Vidro                     Reino de Luz

19h                 Arqueoastronomia Maia                        Arqueoastronomia Maia

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade