Cidades

Inmet e Defesa Civil emitem alerta de tempestades para o DF

Estado de atenção segue até as 8h de sexta-feira (18/1), mas chuva deve acompanhar o brasiliense no fim de semana

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 17/01/2019 18:43
Até 17 de janeiro choveu apenas 25% da média histórica do mêsO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de pancadas de chuva em todo o Distrito Federal na tarde desta quinta-feira (17/1). Em um janeiro atípico - choveu apenas 25% do registrado na média histórica do mês -, a expectativa do Inmet é de que as precipitações se intesifiquem nos próximos dias.

"Acompanhamos o radar meteorológico e vimos que choveu bastante em parte de Goiás. Aqui no DF, a atmosfera carregada e a mudança de tempo indicam a possibilidade de pancadas de chuva, típicas do verão", detalhou a meteorologista Naiane Araujo, do Inmet.

O estado de atenção permanece até as 8h de sexta-feira (18/1), quando técnicos avaliarão a necessidade da manutenção do alerta. A Defesa Civil enviou aviso parecido, aconselhando a população a ligar para o número 193 ou 199 em caso de emergência.

Durante o período, o Inmet avalia como baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O instituto recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, assim como evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Chuva abaixo da média

Mesmo tendo emitido cinco alertas de chuvas intensas no mês, o Inmet registrou apenas 53mm de precipitação na capital federal neste janeiro. A média histórica é de 209,4mm.

"É um janeiro ruim, mas a expectativa é de que as pancadas de chuva comecem hoje e se mantenham até o fim da próxima semana. Tudo indica que a chuva fique bem intensa entre hoje e segunda", conta Naiane.

Na tarde desta quinta-feira (17/1), o Inmet registrou precipitações apenas em Taguatinga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação