Cidades

Prata da Casa: Guga Camafeu fala sobre projetos futuros na música

Brasiliense é uma das referências do Axé Music em Brasília e já esteve em grandes palcos em todo o Brasil

Jéssica Andrade*
postado em 18/01/2019 16:45
Guga Camafeu

O brasiliense Guga Camafeu é uma das feras do Axé Music em Brasília e já marcou presença em vários palcos em todo o Brasil. Ele participou de programas de televisão e até puxou trio elétrico em Salvador. Hoje, é sucesso puro e leva alegria por onde passa.
Dos 14 e 17 anos, Guga nem pensava em música ainda. Era atleta. Jogou profissionalmente nos times de Ipatinga-MG e Londrina-PR. Naquela época, o que hoje é profissão era apenas um hobby. "Eu gostava de imitar alguns artistas e de tocar com os colegas nas concentrações. Mas tive uma contusão e voltei para me recuperar em Brasília. Nesse momento, encontrei alguns amigos que tinham uma banda e comecei a cantar com eles. Por fim eu não quis mais voltar", conta.

O grupo de amigos passou a se chamar Os Marotos, banda que virou grande hit no Distrito Federal na época. Tempos depois, após passar pelos grupos brasiliense Squema Seis e Joy Band, Guga rodou o país à frente do grupo baiano Patrulha do Samba, na temporada em que morou em Salvador, época considerada por ele um marco de vida.

Em 2016, o candango participou da primeira edição do reality show musical Iluminados, do Domingão do Faustão, da Rede Globo. Ele era o único representante de Brasília e chegou à fase final, mas não faturou a competição. "Participar do Iluminados me enriqueceu muito como profissional. Conheci muita gente boa, que enriqueceu muito a minha carreira", aponta o artista.

Em Brasília, Guga conheceu vários cerimonialistas de festas e, em 2011, decidiu montar o próprio negócio, a banda e o escritório Camafeu. A marca registrada, que virou sobrenome do cantor, era apenas um aplido carinhoso, dado pela avó do artista, quando ele ainda era criança. "Era algo que já estava na minha cabeça e deu supercerto. Comecei a fazer formaturas, casamentos... E fui para o Empório Santo Antônio, onde rolou um reconhecimento do público da cidade".

O escritório, além de receber clientes da banda, também faz produção de outros artistas locais. "Tem muito artista extremamente talentoso que não vai para frente porque, apesar de cantar bem, tem dificuldades em levar a carreira como um negócio. A Camafeu Produções orienta e mostra o caminho a ser percorrido por quem deseja uma carreira sólida", explica.

Atualmente, o brasiliense divide o tempo entre a Camafeu Produções a família. A filha, Elis, de 7 anos, o filho Otto, de 6, se misturam aos novos projetos do cantor, com previsão de serem lançados ainda em 2019. "Esse ano lanço um trabalho chamado Amor ao Axé, uma releitura dos maiores clássicos do axé music;. O álbum conta com a participação de grandes nomes nacionais como Daniela Mercury, Bell Marques, Saulo, Durval Lelys, entre outros.

"Quero trabalhar esse DVD e fazer show pelo Brasil todo. Além disso, mostrar meus trabalhos autorais. Amo o que faço e quero dividir esse amor com todo mundo. E, claro, realizar meus sonhos juntos aos meus filhos;, finaliza o artista.
Confira, na íntegra, a entrevista exclusiva de Guga Camaféu ao Correio:
[VIDEO1]
* Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação