Cidades

Eclipse lunar poderá ser visto de Brasília nesta madrugada

Ponto máximo do fenômeno acontece às 3h13; este será o único visível do ano

Juliana Andrade
postado em 20/01/2019 19:28
Eclipse lunar
Um eclipse lunar completo, com direito à superlua, abrilhantará o céu de Brasília na madrugada desta segunda-feira (21/1). O fenômeno chegará ao auge às 3h13 ; horário de Brasília. Este será o único eclipe do tipo neste ano.

Os eclipses lunares acontecem quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados. O fenômeno só é possível durante a Lua cheia e, desta vez, a população ainda poderá apreciar a superlua. De acordo com Maciel Sparrenberger, do Clube de Astronomia de Brasília, esta é uma fase em que o satélite está mais próximo da Terra.

A sombra do planeta sobre a Lua poderá ser vista a olho nu. Marciel afirma que a penumbra começa à 0h33, quando parte da luz do sol é bloqueada. À 1h33, a sombra começa a cobrir o satélite até as 2h41. O máximo do fenômeno, quando a Lua fica no centro da sombra e mais avermelhada, será das 3h13 às 3h43.

Marciel explica que, durante o eclipse, a Lua ganha tons avermelhados, devido à atmosfera da Terra. "Ela age como um filtro, que bloqueia a luz azul e verde e sobra só o amarelo, laranja e vermelho", detalha o especialista.

Aos brasilienses que pretendem assistir, ele garante que o céu não precisa estar totalmente claro. "Mesmo que haja nuvens, na medida que elas vão passando, dá para ir acompanhando", ressalta. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de céu parcialmente nublado e com poucas chances de chuva nesta madrugada. Quanto ao lugar ideal, a dica é procurar espaços com pouca luz, porém seguros, para apreciar o espetáculo da natureza com tranquilidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação