Cidades

Cores fortes e neon são tendência o carnaval deste ano; veja dicas

Apesar de faltar mais de um mês para o começo oficial do carnaval, que este ano será em março, as preparações estão a todo o vapor e ocupam os assuntos mais comentados do momento.

Marina Adorno - Especial para o Correio, Caroline Cintra - Especial para o Correio
postado em 22/01/2019 06:00
foliões já se preparam para fantasias de carnaval

Teve início a contagem regressiva para a temporada de brilhos, cores e festas. Apesar de faltar mais de um mês para o começo oficial do carnaval, que este ano será em março, as preparações estão a todo o vapor e ocupam os assuntos mais comentados do momento. Os foliões animados estão explorando a criatividade para pensar nas fantasias. E, afinal, o que vai bombar no carnaval 2019?

A jovem empreendedora Paula Rachid, 24 anos, está preparada para o terceiro ano da Borogodó na folia. A loja temporária abriu as portas em 4 de janeiro e vai funcionar até 10 de março. A marca acredita na liberdade na hora de se vestir e criar as fantasias. Por essa razão, vende acessórios e algumas peças de roupa como bodies, quimonos e pareôs.

No quesito acessórios, a viseira de plástico colorido e transparente tem sido o hit entre os foliões. Marcas como Dior, Tommy Hilfiger e Burberry apresentaram a peça em coleções recentes. A cantora Anitta o incluiu em suas produções. ;Realmente, as viseiras estão em alta. Os clientes estão comprando muito. Já esgotou, mas vamos receber reposição em breve;, comenta Paula.

O girassol é outra fantasia que promete aparecer nos blocos de rua e festas. ;As flores são sempre muito procuradas e o girassol se destaca. Acho que fica superlegal combinar com uma roupa mais colorida, azul ou rosa;, sugere a empreendedora. A Borogodó tem bodies, brincos, presilhas e tiaras com a flor amarela. A tiara de disco voador, que foi desenvolvida para 2019, é uma novidade e, segundo Paula, faz sucesso.

Para conseguir atender a demanda, ela começou a produzir a coleção de carnaval em agosto do ano passado. A maioria dos itens da marca são feitos à mão. ;Foram mais de mil peças, com certeza;, exclama. Atendendo a pedidos dos clientes, as tiaras de coração e estrela ; que foram as mais vendidas em 2018 ; voltaram neste ano e continuam sendo procuradas.

máscara de carnaval, La Casa de Papel, que fez sucesso na internet


Em ritmo de folia


As lojas de departamento também estão entrando no clima de carnaval antecipado. Para lançar a coleção da temporada, a Renner, por exemplo, teve como inspiração os bloquinhos de rua. A marca aposta em itens alegres e cheios de cor, com peças exclusivas para a época mais alegre e colorida do ano.

A loja investe em produtos neon, seguindo a tendência do verão. No setor dos metalizados, há opções no dourado e prateado. Os bodies, peças que podem ser a base para várias fantasias, são encontrados com estampas estreladas e com franjas. Mas tem espaço para o pretinho também, com tule preto e transparências.

Para os foliões mais discretos, mas que não abrem mão de entrar no carnaval, as estampas florais e de frutas seguem em alta. As camisetas e bodies com frases divertidas chegam com tudo, tanto para os homens quanto para as mulheres.

Brincando com a moda


Para a consultora de estilo Clarissa Ludovico, da InDue, atualmente as pessoas buscam brincar com a moda na hora de se vestir para curtir o carnaval e se divertir com estilo. Os tons de neon são exemplos disso. Clarissa acredita que a tendência vai brilhar durante a festa. ;São tons fortes e muito coloridos, o carnaval pede isso;, observa a especialista.

Independentemente da escolha, ela indica abusar das roupas nessa tonalidade durante a festa de Momo. As mais discretas podem investir apenas em acessórios para colorir as roupas básicas. Para as mais ousadas, a sugestão é misturar diferentes tons flúor nas produções. ;O neon te dá essa liberdade;, explica Clarissa. De acordo com ela, o segredo para estar bem-vestida durante os momentos de diversão é sempre o conforto.

A vendedora da loja Casa e Festa, na Asa Norte, Evânia Costa, 41, afirma que os clientes costumam optar por peças mais leves, devido ao calor do período, e mais simples, que não os impeçam de curtir a festa. ;Aqui, os adultos compram mais acessórios para incrementar a roupa que já têm em casa. O que mais sai são fantasias infantis, como de super-heróis para os meninos, princesa para as meninas, e tem também outros personagens que elas gostam, como a Ladybug e a Moana.;


De outros carnavais


Mesmo com as novas tendências, há quem opte por repetir as modas passadas. Nos últimos anos, o destaque do carnaval foram as fantasias de sereia, unicórnio e até os figurinos do clipe Vai Malandra, da cantora Anitta, renderam muitas opções entre os foliões. Além delas, outras, como as de índio, anjo, havaiano e personagem da série espanhola La Casa de Papel ganham destaque.

Segundo a gerente da Casa e Festa, Dayanne Oliveira, 31, as mulheres continuam procurando acessórios para se caracterizar de sereia. ;Temos mais de 44 mil opções de acessório, para todos os gostos. E, para nós, esse é o ponto forte, porque tem gente que não quer se fantasiar e só compra algumas peças que complementem a ideia da fantasia;, diz Dayanne.

Ela conta que os homens costumam seguir tendências mais cômicas, com camisetas com frases engraçadas ou acessórios que componham um look que tenham em casa, geralmente chapéus, turbantes, entre outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação