Publicidade

Correio Braziliense

Ibaneis lança SOS DF Rural e anuncia asfaltamento da DF-285

Coleta de lixo, conservação dos postos de saúde e de escolas rurais estão na lista de ações governamentais


postado em 22/01/2019 14:19 / atualizado em 22/01/2019 21:17

Ibaneis lança programa SOS DF Rural destinado a população rural do Distrito Federal(foto: Renato Alves/GDF)
Ibaneis lança programa SOS DF Rural destinado a população rural do Distrito Federal (foto: Renato Alves/GDF)
O governador Ibaneis Rocha (MDB) lançou, nesta terça-feira (22/1), o SOS DF Rural, com medidas emergenciais voltadas para agricultores e comunidades das áreas rurais da capital federal. O lançamento foi feito na comunidade do PAD-DF, próximo ao Paranoá. Ibaneis inaugurou um ginásio no local e anunciou o asfaltamento de trecho da DF-285, com assinatura de ordem de serviço.

O programa vai promover reparo de estradas, limpeza, coleta de lixo e podas, além dos cuidados com postos de saúde e escolas rurais. As primeiras ações foram feitas em Planaltina e no Paranoá. "A área rural sempre ficava abanadonada. Essa é a diferença do SOS, a integração em todos os setores", disse o governador. "É porque eu sei das dificuldades do homem do campo que eu quero dar dignidade aos produtores. "Vamos melhorar estradas, construir creches, comprar dos nossos produtores e não de Goiás", completou.

Ibaneis destacou que também vai enfrentar os problemas de segurança no campo. "Aqui você não tem para onde correr e é fácil para o marginal se instalar. É preciso ter um batalhão que conheça a cidade, um programa diferenciado", argumentou.

O chefe do Buriti anunciou que há um projeto em andamento para a garantia de dois grandes eventos para agricultura por ano no DF. "Vamos voltar a ter uma grande exposição agropecuária, que tanto deixou saudades."

O SOS DF Rural será comandado pela secretaria de Agricultura e contará com o apoio de órgãos como Emater-DF, Ceasa-DF, DER-DF, SLU, Novacap e administrações regionais.

O ginásio poliesportivo inaugurado por Ibaneis tem cerca de 2 mil metros quadrados e estrutura de arquibancada, estacionamento e vestiários. A obra custou R$ 2,2 milhões e será usada também pelas escolas rurais.

Principais medidas do SOS DF Rural

  • Reparo de estradas (DFs, Estradas Vicinais e Locais)
  • Limpeza dos núcleos rurais: roçagem, capina, pequenas reformas etc.
  • Coleta de lixo e coleta de entulho;
  • Podas de árvores;
  • Manutenção dos Pontos de Encontro Comunitários;
  • Cuidados com os arredores dos postos rurais de saúde, de escolas rurais e dos escritórios da Emater-DF.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade