Publicidade

Correio Braziliense

Campanha de doação de materiais escolares arrecada itens para jovens

A Vara da Infância e da Juventude do DF promove campanha do material escolar 2019, para atender jovens e crianças em situação de vulnerabilidade


postado em 23/01/2019 13:08 / atualizado em 23/01/2019 22:02

Campanha de doação de materiais escolares arrecada itens para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade(foto: NC/SECOM/VIJ-DF/Divulgação)
Campanha de doação de materiais escolares arrecada itens para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (foto: NC/SECOM/VIJ-DF/Divulgação)
A Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF) criou uma campanha para doação de materiais escolares. Por meio do programa de voluntariado Rede Solidária Anjo do Amanhã, a VIJ está arrecadando diversos itens da lista de material escolar para que meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social tenham o material necessário aos seus estudos logo no início do ano letivo. As doações podem ser feitas até 5 de fevereiro. 

Serão recebidos cadernos, lápis, canetas, borrachas, lápis de cor, giz de cera, resmas de papel, réguas, apontadores, mochilas, estojos, cadernos de desenho e cola branca, entre outros. Os materiais arrecadados serão destinados prioritariamente a crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento do DF. Além disso, serão doados para o público infantojuvenil acompanhado pelas seções técnicas da VIJ-DF e para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, na Rede Solidária Anjos do Amanhã, localizada no Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) 909, sede da VIJ-DF, das 9h às 19h, ou nos postos da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus), localizados nos fóruns das circunscrições judiciárias do DF – exceto Mirabete, Verde, Águas Claras, Guará e Gráfica –, das 12h às 19h.

Rede solidária

A rede solidária Anjos do Amanhã, criada em 21 de setembro de 2006,  tem 12 anos de atuação no suporte à rede de proteção da infância e juventude. Trata-se de um programa de voluntariado ligado à Vara da Infância e da Juventude que tem como missão gerar oportunidades para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes no DF possam ter acesso aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Servidores do Tribunal de Justiça do DF estão à frente da rede solidária, idealizando as campanhas e fazendo cadastro de voluntários da sociedade civil para auxiliar nos serviços. O Anjos do Amanhã funciona de maneira complementar ao serviço de proteção da infância e juventude, tentando suprir as carências de saúde, educação, lazer e esportes.

Atualmente, são atendidas cerca de 500 crianças e adolescentes em instituições de acolhimento. Além disso, egressos dessas instituições, jovens em medidas socioeducativas, conselho tutelar e famílias com processo na Vara também são atendidos. 

A campanha de arrecadação de materiais escolares é permanente. Todos os anos, antes do início das aulas, são realizadas ações para facilitar o acesso do jovem e da criança à educação. Outras iniciativas também são feitas anualmente pela Vara, como a campanha de doação de agasalho, realizada sempre no período de inverno. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade