Jornal Correio Braziliense

Cidades

Vazamento de chorume do Aterro Sanitário atinge córrego Melchior

O incidente foi apontado por um relatório do SLU e mostrou ainda que o escoamento ocorreu por dois dias

Relatório do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal apontou vazamento de chorume no Aterro Sanitário de Brasília (ASB), localizado às margens da DF-080, em Samambaia. Foram registrados dois escoamentos do líquido, um na segunda-feira (28/1) e outro na terça (29), que atingiram a rede de águas pluviais e o córrego Melchior, que corre por Ceilândia e Samambaia.

De acordo com o SLU, o vazamento foi provocado por entupimento na tubulação que conduz o chorume do maciço para a lagoa de contenção, de onde é encaminhado para o tratamento na Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Em nota, o SLU disse, ainda, que assim que o problema foi detectado, tomou todas as providências para interromper o fluxo. ;A caixa de passagem onde ocorreu o vazamento foi isolada e instalado um desvio provisório para direcionar o chorume para a lagoa de contenção.;

A companhia comunicou a ocorrência imediatamente à Agência Reguladora de Áuas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) e ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que vistoriaram o local. E também notificou o Consórcio Samambaia Ambiental, responsável pela operação do Aterro Sanitário, exigindo uma solução imediata e definitiva para o problema.