Cidades

Vazamento de chorume do Aterro Sanitário atinge córrego Melchior

O incidente foi apontado por um relatório do SLU e mostrou ainda que o escoamento ocorreu por dois dias

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 31/01/2019 18:11
Chorume descarregando na área de contenção de águas pluviaisRelatório do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal apontou vazamento de chorume no Aterro Sanitário de Brasília (ASB), localizado às margens da DF-080, em Samambaia. Foram registrados dois escoamentos do líquido, um na segunda-feira (28/1) e outro na terça (29), que atingiram a rede de águas pluviais e o córrego Melchior, que corre por Ceilândia e Samambaia.

De acordo com o SLU, o vazamento foi provocado por entupimento na tubulação que conduz o chorume do maciço para a lagoa de contenção, de onde é encaminhado para o tratamento na Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Em nota, o SLU disse, ainda, que assim que o problema foi detectado, tomou todas as providências para interromper o fluxo. ;A caixa de passagem onde ocorreu o vazamento foi isolada e instalado um desvio provisório para direcionar o chorume para a lagoa de contenção.;

A companhia comunicou a ocorrência imediatamente à Agência Reguladora de Áuas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) e ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que vistoriaram o local. E também notificou o Consórcio Samambaia Ambiental, responsável pela operação do Aterro Sanitário, exigindo uma solução imediata e definitiva para o problema.
Funcionários do SLU trabalham para interromper o fluxo do vazamento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação