Cidades

Ibaneis adia envio de projeto que extingue Passe Livre Estudantil

O governador Ibanies Rocha vai discutir melhor a proposta antes de enviá-la à Câmara Legislativa. Há possibilidade de propor fim do benefício apenas a alunos de escolas particulares

Philipe Santos*, Helena Mader
postado em 05/02/2019 13:15
catraca de ônibus públicoO governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), não vai mais enviar nesta terça-feira (5/2), para a Câmara Legislativa, a proposta que prevê o fim do Passe Livre Estudantil. Ele vai discutir um pouco mais a ideia com sua equipe para definir o modelo final a ser encaminhado para apreciação dos deputados distritais.

O Correio apurou que Ibaneis está agora com outras duas propostas em mãos, além daquela que seria enviada nesta terça-feira. Uma possibilidade é manter o passe livre para alunos de escolas públicas e acabar com o benefício para os de escolas particulares, a não ser que o estudante seja bolsista. Mesmo com o adiamento, Ibaneis quer decidir o formato da proposta e enviar o texto para a CLDF ainda esta semana.

O secretário de Relações Parlamentares, Bispo Renato, afirmou que o projeto passa por ajustes e defendeu ao menos algum tipo de alteração no benefício. "Estamos nos ajustes finais. Hoje, o Passe Livre Estudantil tem custo de cerca de R$ 300 milhões, somando com a gratuidade dos portadores de deficiência, esse valor chega a R$ 500 milhões. Se algum estudante tem condição de pagar pela passagem, vamos fazer pagar;, disse.

Reação dos estudantes

O anúncio de que o GDF pretende alterar a concessão do benefício causou grande descontentamento entre a classe estudantil, que já organiza atos contra a medida. No texto que pretendia enviar à Câmara nesta terça-feira, o Buriti previa o pagamento integral da passagem por alunos de renda mais alta e de um terço da tarifa para estudantes carentes.
* Estagiário sob orientação de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação