Cidades

Detran lança operação para garantir segurança de pedestres

A previsão é que a operação ocorra durante todo o ano nas vias urbanas do DF, e conte com pelo menos 20 equipe atuando nas regiões administrativas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/02/2019 20:38
Os agentes estarão em pontos estratégicos, para ficar mais visíveis aos condutores nos locais de travessia.
Com o objetivo de respeitar o pedestre durante a travessia das vias, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), iniciou, na terça-feira (5/2), a Operação Segurança na Faixa. O atendimento será, a princípio, em pontos de maior fluxo de pessoas, como escolas públicas e privadas, nos horários de entrada e saída de estudantes.

A fiscalização está alinhada, inicialmente, com a campanha volta às aulas, da diretoria de Educação do Detran, com as ações de Engenharia de Trânsito o órgão, ligadas ao Programa SOS DF.
O atendimento será, a princípio, em pontos de maior fluxo de pessoas, como escolas públicas e privadas, nos horários de entrada e saída de estudantes
Além de aumentar a segurança dos pedestres, a ação vai contribuir para a diminuição dos acidentes e de infrações no trânsito, uma vez que a maior parte dos condutores desrespeita a sinalização e coloca os pedestres em risco. Os agentes estarão em pontos estratégicos, para ficar mais visíveis aos condutores nos locais de travessia.

A previsão é que a operação aconteça durante todo o ano nas vias urbanas do DF, e conte com pelo menos 20 equipe atuando nas regiões administrativas.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é considerado infração gravíssima deixar de dar a preferência a pedestre que está na faixa. A multa é no valor de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira. No ano passado, foram registradas 6.840 infrações que trata sobre o desrespeito ao pedestre na faixa.
Com informações do Detran- DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação