Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 06/02/2019 23:48
Após um janeiro atípico pelas poucas chuvas no Distrito Federal, o mês de fevereiro se inicia chuvoso. E a expectatia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a água continue a cair com alta intensidade, pelo menos, até o dia 15 deste mês. Mas a população pode continuar a sofrer com os problemas causados pelo somatório da chuva com a falta de infraestrutura.O Inmet registrou chuva nas quatro estações do órgão no DF. Em Águas Emendadas, na Asa Norte, o instituto registrou 50mm de precipitação. No Gama e Sudoeste a água que caiu do céu não passou dos 15mm, enquanto a estação de Brazlândia registrou apenas 0,2mm de chuva.
A média histórica para o mês é de 183mm no Distrito Federal. Até esta terça-feira (5/2) havia chovido 7,5mm em fevereiro - número que deve aumentar às 9h de quinta-feira (7/2), quando o Inmet acrescer ao número as precipitações dessa tarde.
O meteorologista Manoel Rangel conta que há razões para que a chuva continue a cair nos próximos dias. "Uma frente fria está semi-estacionando no Sudeste e vai se juntar a áreas de instabilidade na região Amazônica. Esse movimento vai causar áreas de instabilidade em todo o centro-oeste - as responsáveis por pancadas de chuvas em áreas isoladas", detalha.
A força da chuva causou alagamento em Vicente Pires. Confira no vídeo abaixo como ficou a rua 3A durante à tarde.
[VIDEO1]