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Correio Braziliense

BRB lança crédito para servidores endividados e para compra de lotes

A instituição terá ainda um concurso em 2019 com 113 vagas. Edital sai em abril


postado em 08/02/2019 14:38 / atualizado em 08/02/2019 16:08

(foto: Renato Alves/Agência Brasília)
(foto: Renato Alves/Agência Brasília)
 
Em evento no Palácio do Buriti na tarde desta sexta-feira (8/2), o governador Ibaneis Rocha (MDB) e diretor-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, anunciaram um pacote de medidas para fomentar a economia do DF e fortalecer a instituição. O BRB terá programas de financiamento para compra de lotes, crédito e orientação para servidores endividados e um novo concurso ainda em 2019.

Os servidores públicos do GDF que estão com mais de 50% da renda mensal comprometida poderão participar de um programa de crédito e de consultoria financeira com o BRB. “Queremos destravar a economia da cidade colocando primeiramente os servidores que estão endividados em condições de consumir, de viver com mais tranquilidade”, explicou o chefe do Buriti. 

Os funcionários serão atendidos em uma Agência de Consultoria Financeira, na 509 Sul, em que será elaborado um plano de situação econômica e avaliada a possibilidade de créditos, finanças e investimentos. A linha de crédito oferecida vai variar de acordo com as características dos clientes, mas as taxas de juros começam em 1,15% ao mês e o prazo de pagamento pode chegar a 120 meses. 

8,9 mil servidores se enquadram no perfil, desse total 60% são mulheres e 60% fazem parte das áreas de saúde e educação. Os clientes endividados serão informados via SMS sobre o programa. 

Lotes 

A nova linha de financiamento de lotes urbanos atenderá pessoas físicas e jurídicas e oferecerá créditos para compra de lotes regularizados ou em fase de regularização. A ideia é incentivar a compra e a legalização dos espaços. O financiamento poderá chegar até o valor de R$ 500 mil e terá condições exclusivas.

Para pessoa física, as taxas juros começam em 0,85% ao mês com prazo de pagamento em até 240 meses. As condições são melhores para os lotes em fase de regularização, que poderão ter até 90% do valor financiado. O máximo para os espaço já regularizados é de 70% do valor. 

No caso de pessoa jurídica, a taxa começa com 0,92% ao mês e prazo é de 120 meses para o pagamento. O financiamento poderá ser de até 50% do valor do lote. Os dois tipos de clientes poderão incluir no financiamento custos de cartório e o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), com limite de até 8%. Para viabilizar o programa e promover a regularização fundiária, o BRB conta com apoio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

“A ideia é que o BRB, ao se aproximar dessas operações, comece a participar do sonho da casa própria de maneira mais ativa”, disse o presidente da instituição, Paulo Henrique Costa. “Com esse programa vamos poder financiar esses terrenos para que a população do DF possa efetivamente fazer a regularização desses lotes”, completou o governador. Os dois programas começam a valer na segunda-feira (8/2).

Concurso

O governador Ibaneis Rocha autorizou ainda o lançamento de concurso público com 113 vagas, de vários cargos, ainda para 2019. A publicação do edital está prevista para abril e a empresa responsável pelo certamente será contratada em março. 

Além das posições imediatas, o BRB pretende formar cadastro de reservas com mais de 2 mil vagas para a convocação ainda na vigência do concurso. Os primeiros aprovados, segundo a instituição, devem ser convocados em 2019. 

Segundo o diretor-presidente Paulo Henrique Costa, a abertura de concurso demonstra o investimento no fortalecimento do BRB. “Para que os pensavam e apostavam em privatização e enfraquecimento do banco público, isso mostra que nossa agenda é outra”, esclareceu. 

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