Cidades

Contêiner abriga consultório oftalmológico

A unidade atende pelo menos 500 pacientes ao mês e o atendimento é realizado após consulta e encaminhamento de médico em Unidade Básica de Saúde

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/02/2019 16:30
O Consultório Itinerante de Oftalmologia está com estrutura montada na área externa do Hospital Regional Leste (HRL).O Consultório Itinerante de Oftalmologia está com estrutura montada na área externa do Hospital Regional Leste (HRL). Com equipamentos de última geração para realizar os exames, atende, em média, quinhentos pacientes por mês dentro de um contêiner. O ambiente foi construído a partir da parceria entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e o Hospital Universitário de Brasília (HUB).

De acordo com a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Beliváqua,o objetivo é acelerar o atendimento dos pacientes da Região de Saúde Leste, que é referência para os moradores do Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico. Recebem também pacientes da Região de Saúde Norte, que são de Sobradinho e Planaltina.

O tempo médio de espera para os pacientes varia entre 10 a 20 dias para quem recebe a classificação ;vermelho; e 30 a 60 dias, para os classificados com ;amarelo;. Antes do contêiner, o tempo de espera poderia chegar a 2 anos com fila de aproximadamente 4 mil pessoas.

Os atendimentos são feitos por médicos do HUB, e englobam exames básicos de oftalmologia, fundo de olho, tonometria, que permite o verificar as estruturas do olho e a pressão arterial, bem como a identificação de catarata e glaucoma.


Atendimento

A consulta no contêiner pode ser feita após o paciente receber encaminhamento dado pela Unidade Básica de Saúde (UBS). A Secretaria de Saúde indica que os usuários façam uma avaliação anual para prevenção de doenças e diagnóstico precoce.

Saiba mais

O hospital também possui um consultório de oftalmologia que oferta 500 vagas por mês, totalizando mil vagas oferecidas na região, mensalmente. O local possui os equipamentos necessários, os quais contam, atualmente, com contrato de manutenção regular. O serviço é prestado por duas oftalmologistas.

Com informações da Secretaria de Saúde

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação