Cidades

Prata da casa: conheça a banda que promete agitar o carnaval de Brasília

Há pouco mais de 10 anos agitando a capital federal, a Banda Carnavália promete fazer 'shows em que ninguém fique parado'

Jéssica Andrade*
postado em 08/02/2019 18:12
Há pouco mais de 10 anos agitando a capital federal, a Banda Carnavália promete fazer 'shows em que ninguém fique parado'
Com identidade musical única, a banda Carnavália é a grande expectativa dos blocos de rua da capital federal. O grupo foi criado em 2008, pelo produtor musical Marcos Cocota, para ser uma simples atração do evento semanal "Soul Samba". O sucesso chegou rápido. Logo, a Carnavália se destacou no cenário local. Desde então, está presente em diversos eventos, blocos e festivais de grande importância na cidade.

[VIDEO1]

A banda também já se apresentou em cidades de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e fora do país. Apesar do nome remeter ao carnaval e esta ser a época de mais agitação da banda, a Carnavália tem um estilo próprio que chama de Multisamba. "É uma nova roupagem percussiva para o forró, black music, rock, reggae, MPB, sertanejo, funk, axé e swingueira", explica Marcos Cocota.

Atualmente a Carnavália é formada por 16 músicos, sendo nove percussionistas que ditam o ritmo com tamborins, caixas, surdos, chocalhos e repiques. A harmonia fica por conta de um guitarrista, um cavaquinista, um baixista e um tecladista. Dois backing vocals e um vocalista completam a banda.

Em 2018, para celebrar 10 anos de existência, a banda realizou uma turnê pela Europa tocando em Portugal, nas cidades de Lisboa e Porto, e depois em Paris. "Foi um dos momentos que marcaram a banda. Os lugares eram chiques. O difícil mesmo foi a galera toda passar pela imigração. A maioria viajava pela primeira vez para fora do país e não sabia bem como agir. Foi inesquecível; relembra Cocota.


Susto


Por muitos anos, Juliane Costa foi a única mulher da turma. Ela também relembra os desalentos dos mais de 10 anos do grupo. "Já passamos por poucas e boas juntos. Uma vez, quando fomos ao Maranhão, o avião começou a arremeter. Começamos a nos abraçar e nos despedir uns dos outros. Hoje, achamos engraçado, mas, no dia, foi tenso", recorda.

Outro momento marcante na vida dos integrantes foi a gravação do DVD da banda. "Nós reunimos o suprassumo da Carnavália para o DVD. Foi no show de despedida do Exalta Samba, mais de 40 mil pessoas nos assistiram", conta Juliane.

A banda brasiliense já contou com participações especiais de grandes artistas em seus shows, como Serjão Loroza; Neguinho da Beija-Flor; Renato Biguli (Monobloco); Fabão (Monobloco); e Digão (Raimundos). A banda também já dividiu o palco com outros grandes nomes da música brasileira. Entre eles: Jorge Ben, Diogo Nogueira, Mart;nália, Marcelo D2, Simone e Simaria, Matheus e Kauan, Banda Eva e Timbalada.

*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca


Saiba mais
BANDA CARNAVÁLIA
@bandacarnavalia
61 - 984423946

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação