Cidades

Escola militarizada pela PM recupera pintura do rosto de Nelson Mandela

Ao lado da caricatura do maior líder político e social, também está uma frase do filósofo Pitágoras, a mesma dita pelo responsável pelo Comando de Policiamento Escolar no primeiro dia de aula

Isa Stacciarini
postado em 14/02/2019 15:01
Pintura retoma rosto de Nelson Mandela em fachada da escola
Uma das escolas públicas do Distrito Federal a adotar o ensino militar refez a pintura do rosto de Nelson Mandela. Ao lado da imagem do ex-presidente da África do Sul também foi escrita a frase do filósofo Pitágoras, dita pelo coronel Alexandre Lima Ferro, responsável pelo Comando de Policiamento Escolar, no primeiro dia de aula na instituição. A Secretaria de Educação compartilhou a foto da arte nas redes sociais.

O grafite está na fachada do Centro de Ensino 1 (CED) da Estrutural, um dos colégios que recebeu o modelo de gestão compartilhada com a Polícia Militar. Ao lado da arte com o rosto do Mandela ainda consta a frase anterior: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".

Diretora da escola, Estela Accioly explicou que, no ano passado, fez o pedido para desenharem o rosto de Mandela na fachada do colégio, mas o muro da instituição passou por uma pintura no início deste ano. "Recolocamos a arte na lateral do muro e não tem nada demais nisso. É a mesma coisa de um mural dentro da escola que mudamos as frases, porque há uma rotatividade nos trabalhos pedagógicos", afirmou.
Ela ainda frisou que a retirada do rosto do maior representante da luta contra o apartheid não tem qualquer relação com a gestão compartilhada do colégio com a Polícia Militar. "A frase antiga permanece ao lado do rosto dele e eu não estou vendo nenhum problema nisso", alegou.

Quatro escolas militarizadas

O modelo de gestão compartilhada foi implementado em quatro escolas do Distrito Federal: Centro Educacional (CED) 1 da Estrutural; CED 3 de Sobradinho; CED 308 de Recanto das Emas; e CED 7 de Ceilândia. Os estudantes precisam entoar o Hino Nacional diariamente, fazem filas para sair de sala e só podem se dirigir aos professores como senhor ou senhora. Aos colegas, eles precisam dizer "aluno" antes de falarem o nome da pessoa ; como "aluno Paulo" ou "aluna Júlia".

O Correio visitou três escolas que aderiram o novo modelo de gestão. Alunas ainda usam cabelos soltos e, meninos, blusas de time de futebol, bermudas e bijuterias nas orelhas. Quando as fardas chegarem, as meninas serão obrigadas a usar coque e, os alunos, cabelo curto.

Para a aplicação da nova gestão, as escolas realizaram encontros e deliberaram favoravelmente à entrada da PMDF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação