Cidades

Defesa Civil orienta população de áreas próximas à Barragem do Paranoá

Ações do órgão ocorrem em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB) e incluem testes com sirene da represa e dicas de segurança aos moradores

Jéssica Eufrásio
postado em 14/02/2019 16:52
Barragem do Paranoá A Defesa Civil do Distrito Federal, em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB), deu início a algumas ações para orientar famílias que vivem próximo à Barragem do Paranoá. Na quarta-feira (13/2), a respeito da preocupação de moradores do Núcleo Rural Boqueirão ; área abaixo da represa ; após a .

Os habitantes da região disseram nunca ter recebido quaisquer tipos de orientação ou treinamentos de fuga. Além disso, alguns relataram que a sirene da CEB não estaria funcionando. A informação foi negada pela concessionária.

Núcleo Rural do Boqueirão fica em área abaixo da represa Os trabalhos da Defesa Civil na área visam orientar a população sobre procedimentos a serem adotados em caso de "alerta de anormalidade" com a barragem. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), 10 técnicos do órgão têm conversado com as famílias que vivem em um raio de 10 km a partir da represa. O perímetro foi definido a partir de um mapa de inundação fornecido pela CEB e a área inclui o Núcleo Rural Boqueirão e o Paranoá.

Na próxima segunda-feira (18/2), estão previstos testes com a sirene, para verificar se o alerta pode ser ouvido a cada 2 km até o raio estabelecido pela CEB, e se há necessidade de instalação de outros sinais. Após os testes, a Defesa Civil fará uma reunião com a comunidade local e apresentará pontos de encontro, às margens direita e esquerda do rio São Bartolomeu, onde os moradores estarão seguros em caso de rompimento da Barragem.
*Com informações da Agência Brasília e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação