Cidades

Paciente com câncer se casa em hospital público de Brasília

O pedido veio de um paciente com câncer de estômago que tinha o sonho de se casar no religioso

postado em 14/02/2019 17:39
Casamento no Hospital
O Hospital de Apoio de Brasília realizou nesta terça-feira (12), uma cerimônia de casamento, após o pedido de um dos pacientes. Getúlio Aparecido, 42 anos, estava ao lado de Maria Aparecida Mascena, 40, há 18 anos, mediante casamento no civil e, nesta semana, optou por levar a companheira ao altar.
Getúlio foi diagnosticado com um câncer de estômago há cerca de um ano. Passou por cirurgia, fez quimioterapia e radioterapia e, na última quinta-feira (7), foi transferido do Instituto Hospital de Base para o Hospital de Apoio.

O casamento ocorreu quatro dias após o pedido, que também foi feito no hospital, e contou com a ajuda de profissionais da instituição e voluntários. Eles contribuíram com o par de alianças, a organização e o buffet da cerimônia.

De acordo com a psicóloga da unidade, Giselle de Fátima Silva, ações como essa fazem parte do cuidado paliativo com o paciente e seus familiares. Ao receber o pedido dos internados sobre algo que gostariam de fazer, é feita uma avaliação para verificar a possibilidade.

Emocionado e seguindo a tradição, Getúlio fechou os olhos para não ver a noiva passar vestida de branco antes do casamento. A cerimônia foi realizada pelo pastor da igreja evangélica que o casal frequenta e contou com convidados emocionados, música ao vivo, recepção com bolo e docinhos, sucos e refrigerantes. As alianças foram levadas pela filha dos dois.

Segundo a noiva, o marido sempre teve o sonho de casar, porém, quando pediu sua mão, achou que ele estava brincando. Ao aceitar o pedido, Cida, como é chamada carinhosamente, começou a corrida para arrumar tudo. Conseguiu o vestido com uma irmã, e foi arrumada por outra irmã. Ela conta que o marido comentou estar tudo perfeito.
l
O Hospital de Apoio de Brasília já realizou pelo menos oito casamentos durante sua existência. Além da cerimônia de Getúlio e Cida, tudo indica que outra se aproxima. O paciente Lucimar Temóteo também manifestou interesse em pedir a companheira em casamento. A psicóloga Giselle Silva diz que a equipe já vai começar a se mobilizar para realizar esse desejo de Lucimar, incluindo civil e religioso.
Com informações da Secretaria de Saúde.
[FOTO1336101]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação