Cidades

Fazendeiro invade área pública e destrói estrutura usada para voo livre

Localizada no Vale do Paranã, a área pertencente À Prfeitura de Formosa (GO) é usada para treinamento e campeonatos esportivos de asa delta e parapente. Polícia investiga o suspeito de invasão

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 14/02/2019 18:02

Fazendeiro invadiu o terreno e iniciou uma construção supostamente irregular

Um fazendeiro é acusado de invadir e cercar a área de cerrado onde fica a Rampa de voo livre do Vale do Paranã, em Formosa (GO), a pouco mais de 80km de Brasília. Ele teria destruído o abrigo de reuniões da Associação de Voo Livre de Brasília (AVLB), que também era usado para visitantes assistirem os campeonatos esportivos de asa delta e parapente. Em outras ocasiões, ele teria ameaçado os atletas com arma de fogo e impedido-os de acessarem o espaço. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia da cidade goiana.

Na semana passada, o fazendeiro cercou a área da rampa e contratou um mestre de obras para iniciar uma construção. Ele invadiu o local sob a alegação de que seria o proprietário do terreno. "Ele disse que não abriria mão. Colegas da associação logo o reconheceram, pois, em outras ocasiões, realizou diversas ameaças", contou o engenheiro Rodrigo Zatz, 49 anos, integrante da AVLB.

[FOTO1336131]

Os associados acionaram representantes do município para impedir a expansão da invasão. Na tarde desta quinta-feira (14/2), os atletas voltaram ao local acompanhados de fiscais das secretarias de Obras e Urbanismo, Esporte, e Turismo de Formosa. A Polícia Militar de Formosa apoiou a ação.

Segundo Amanda Lima, superintendente de Turismo de Formosa, a briga de fazendeiros pela área é antiga. "Eles insistem em se apropriar de uma área que é do município, mas nunca há a apresentação de escritura que comprove a posse. Neste caso, não foi diferente", comentou.

O fazendeiro não foi encontrado no terreno, mas deixou um mestre de obras responsável pelo monitoramento do espaço. O funcionário não soube dar detalhes quanto à documentação e foi encaminhado à Delegacia de Formosa para prestar esclarecimentos.

"Ainda avaliaremos como poderemos autuá-lo em relação ao abrigo destruído na invasão. O espaço era legal e de interesse público. Quanto à construção iniciada no terreno, como o fazendeiro se diz dono da área, terá cinco dias para apresentar a documentação. Caso contrário, será recolhido e a estrutura demolida", afirma a superintendente.

Desapropriação

A rampa de voo livre é usada por esportistas há mais de 20 anos, sendo palco de competições nacionais e internacionais. Contudo, só em 3 de julho de 2018 começou o processo de legalização da área, com o objetivo de evitar crimes como grilagem de terra.

No artigo 1; do Decreto n; 1.837, estipula-se a desapropriação administrativa da região: "Fica declarada de utilidade pública, para fins de desapropriação, em favor do Município, a área localizada no Vale do Paranã. (...) Atualmente com a denominação fazenda ;Córrego do Barreiro;, em razão da utilização turística e desportiva da Rampa de Voo Livre, com área total de 7,5702 ha."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação