Cidades

Cão-guia recebe espaço no TJDFT para trabalhar com dono

O cachorro Carson fica em um canto da Consultoria Jurídica de Pessoal da Presidência, sobre o colchão, descansando enquanto o servidor Ernandes Feitosa trabalha

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 14/02/2019 20:44
TJDFT altera espaço em sala para receber cão-guia de servidor cegoServidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) há sete anos, Ernandes Feitosa precisava pedir o auxílio de colegas para subir e descer os andares do prédio, devido a sua deficiência visual. Há duas semanas, no entanto, ele conseguiu um novo cão-guia para o auxiliar nos traslados por Brasília, o que teria criado uma nova dificuldade: encontrar um espaço no trabalho para o animal que não atrapalhasse os colegas e desse um pouco de tranquilidade ao cachorro. Ciente das dificuldades do servidor, o TJDFT incluiu um espaço na Consultoria Jurídica de Pessoal da Presidência próximo a Ernandes para o animal se deitar e descansar durante o trabalho do dono.

Um pequeno colchão foi colocado no espaço entre a parede e a janela da sala. No local, ainda, é possível colocar os equipamentos de trabalho do cão-guia Carson ; a coleira, a guia e o arreio com alça. Durante o expediente de Ernandes, o cachorro dedica o tempo ao descanso, deitado com um osso na boca.

Para receber Carson, os colegas de trabalho de Ernandes participaram de um treinamento. Entre outras coisas, os servidores aprenderam que não se deve alimentar ou acariciar o cão-guia enquanto ele estiver conduzindo uma pessoa, para que o animal não perca a concentração. ;Toda a equipe recebeu o cão-guia muito bem. A gente precisou se preparar para saber como lidar com essa situação, que é nova para nós, mas a presença do cachorro não prejudicou em nada a nossa rotina;, conta Daniela Lucas de Ávila, chefe do setor.
O golden retriever Carson chegou a Brasília há duas semanas

Doação dos EUA


A demanda de Ernandes por um novo cão-guia surgiu em 2016, quando o cachorro que o acompanhava havia 11 anos morreu. Em 2017, ele se inscreveu em um programa de adoção de cães-guia nos Estados Unidos para conseguir um novo animal.

A resposta positiva para a adoção do golden retriever Carson veio em dezembro do ano passado. O animal passou por quase um ano de adestramento, na escola Pilot Dogs de Columbus, nos EUA, visando ao trabalho. Ernandes viajou ao país e dedicou duas semanas ao animal, a fim de avaliar se Carson se adaptaria bem a ele.

Com 1 ano e 3 meses, o cão-guia chegou a Brasília há duas semanas. O processo para se ambientar ao novo espaço foi rápido e logo os colegas de Ernandes perceberam a melhoria na qualidade de vida dele. "Antes de o Carson chegar, um dos nossos colegas descia com o Ernandes no fim do expediente", destaca Daniela.

Ernandes é formado em direito e administração e foi eleito, pela segunda vez, representante dos servidores com deficiência na Comissão Multidisciplinar de Inclusão do TJDFT. Desde 2009, o TJDFT tem um Núcleo de Inclusão, setor responsável por planejar e implementar ações para viabilizar o trabalho de pessoas com deficiência no Tribunal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação