Cidades

MPDFT recomenda a proibição de torcidas organizadas em estádios

Ira Jovem e Facção Brasiliense - organizadas do S.E. Gama e Brasiliense F.C., respectivamente - são os alvos do Ministério Público

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 15/02/2019 23:40
MPDFT recomenda a proibição de torcidas organizadas nos estádios do DFO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Polícia Militar do DF que proíba a participação das torcidas organizadas Ira Jovem, do S.E. Gama, e Facção Brasiliense, do Brasiliense F.C., em jogos nos estádio de futebol do Distrito Federal.

Segundo o MPDFT, procuradorias acompanham casos de violência envolvendo as duas torcidas organizadas desde 2014, e a situação vem se repetindo no decorrer dos anos. De acordo com a recomendação enviada pelo Ministério Público, ;é urgente e indispensável a adoção de medidas para a prevenção da violência e para garantir a segurança dos torcedores;.

O intuito é manter a proibição até que as torcidas organizadas cumpram o artigo 2A do Estatuto do Torcedor, que obriga que todo associado tenha um cadastro atualizado no banco de dados da torcida. Trata-se da carteira do torcedor, como é conhecida, e possui os seguintes dados: nome completo, fotografia, filiação, RG, CPF, data de nascimento, estado civil, profissão, endereço completo e escolaridade.

No documento, o MPDFT ainda recomenda a proibição de qualquer sinal identificador da torcida como camias, bandeira, faixa e instrumentos musicais. Cantos em referência à torcida também estão proibidos nos jogos e imediações do estádios.

Briga em 2018


Após um amistoso entre Gama e Fortaleza, em 13 de janeiro de 2018, no Estádio Bezerrão, no Gama, as torcidas Ira Jovem e Facção Brasiliense causaram uma confusão na avenida principal da QNL de Taguatinga Norte. A cerca de 30km do estádio, grupos de torcedores iniciaram uma pancadaria. Moradores da região filmaram os momentos de tensão.

Assim que a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) chegou ao local, os grupos já haviam sido dispersados.
(Com informações do MPDFT)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação