Cidades

Feira no Setor Comercial Sul é um dos destaques do pré-carnaval hoje

Produtores artesanais da cidade se unem em feira de artigos de carnaval hoje, no Setor Comercial Sul, com a presença do grupo Patubatê

Mariah Aquino*
postado em 16/02/2019 07:00
O Patubatê, grupo tradicional brasiliense, tornou-se conhecido por aproveitar materiais para construir instrumentos
Os preparativos para o carnaval brasiliense se intensificam a cada dia. Blocos de pré-carnaval começam a ir para a rua com suas fantasias, adereços, roupas coloridas e muito glitter. Hoje, a partir das 14h, os coletivos No Setor e Setor Carnavalesco Sul promovem a Feira Carnavalesca no Setor, em frente ao café HugHub, no Setor Comercial Sul.

Serão 30 expositores da cidade que confeccionam artigos temáticos para a época. São tatuagens removíveis, tiaras, roupas e maquiagens biodegradáveis. ;Brasília tem muita produção artesanal, e a maioria das vendedoras não tem uma loja física. O espaço que elas têm para vender é a feira;, explica a organizadora Tayná Haudiquet. A procura por expositores para a feira não enfrentou dificuldades, uma vez que grande parte das marcas viabilizam as vendas e expõem produtos por meio das redes sociais.

Agora a banca de produtos é física. A escolha do lugar foi estratégica: ;Como o Setor Comercial Sul será um dos polos carnavalescos da cidade, decidimos atrelar nosso evento ao espaço;, destaca Tayná. Ela conta que, em anos anteriores, a feira era promovida pelo coletivo Brasília Carnavaliá. Como a organizadora está afastada por conta de uma licença-maternidade, o evento não aconteceria. Tayná, que também é produtora, não poderia deixar a oportunidade passar em branco. ;Como empreendedora do carnaval, fiquei bem desesperada por não ter a feira em que tínhamos vendido tanto no ano anterior;, diz.

A marca Parangolés é a desenvolvida por Tayná e a sócia, Gia Dachi. São roupas brilhantes, confortáveis e fora do comum, adaptadas para o que os foliões buscam na hora de pular carnaval. Dentre as marcas confirmadas no evento, estão a Tombô Acessórios, a Conspiração Libertina, a Las Chicas, o Coletivo Amor de Carnaval e a Borogodó, todas empresas artesanais focadas no carnaval brasiliense.

Tayná vê como positivo o aumento de atividades carnavalescas na cidade. ;Acredito que as empreendedoras e os blocos alternativos estão criando um novo cenário. É a construção de um hábito, de uma cultura numa cidade relativamente nova. O carnaval em Brasília teve um boom;, afirma.

Luciana Lobato é uma das fundadoras da marca Conspiração Libertina. Atuante desde 2015, a produtora cria tatuagens temporárias, pôsteres, adesivos, ímãs, camisetas e bolsas que espalham mensagens de respeito e conscientização. ;Vamos agora para o nosso quarto carnaval;, explica Luciana. ;Normalmente funcionamos pelo site e redes sociais, mas como há uma grande demanda nesta época do ano temos também um ponto físico para vendas no café Objeto Encontrado, da 102 Norte;

A marca também é responsável pela organização do bloco Vai Com as Profanas, que sai neste sábado, no Setor Comercial Sul. O bloco foi criado na comemoração de um ano da Conspiração Libertina, em 2016, e define-se feminista, com grande campanha de conscientização refletido no combate ao assédio e respeito ao diferente.

;Podemos dizer que nossas vendas duplicaram nos dois últimos anos;, define Luciana. ;Por sermos uma marca ativista, abordamos outras ocasiões como o oito de março (Dia Internacional da Mulher) e as paradas gays de todo o país, que, normalmente, ocorrem entre junho e julho;. A Conspiração agiliza as vendas pelo site e reúne cerca de 44 desenhos de tatuagens temporárias.

A marca Parangolés será uma das participantes da Feira Carnavalesca


Animação


A partir das 16h, os foliões e simpatizantes poderão desfrutar, por exemplo, do bloco do grupo Patubatê, com 60 a 80 integrantes entre músicos e alunos da oficina de percussão. ;Trabalhamos com ritmos brasileiros como samba, maracatu, baião, ciranda;, explica o diretor artístico e regente do bloco Fred Magalhães. ;Possuímos instrumentos convencionais e alternativos, feitos de materiais recicláveis;.

Ele explica, ainda, a dinâmica contagiante da apresentação do bloco Patubatê. ;Incentivamos o público a tocar com a gente e temos pessoas de todas as profissões, são médicos, professores, nutricionistas e muitos outros;, diz Fred. Apesar de ter agenda cheia em datas comemorativas como o carnaval, o projeto realiza atividades durante todo o ano, como a oficina de percussão. ;As pessoas podem começar a olhar isso de forma diferenciada, não só como animadores de festa, estamos nos profissionalizando cada vez mais;, ressalta.

Quem acompanhar a apresentação do grupo vai se deparar tanto com instrumentos tradicionais, para guiar o bloco, quanto com panelas e reco-recos de ralador. Fred define o crescimento do carnaval na cidade como uma faca de dois gumes. ;Temos o incentivo à cultura, mas existem os problemas de estrutura, alguns espaços não estão sendo muito bem planejados;, acrescenta.


Programação


Confira a programação dos blocos pré-carnavalescos para o fim de semana

Suvaco da Asa
Funarte (Eixo Monumental). Hoje, às 10h. Entrada franca. Classificação livre.

Vai Com as Profanas
Setor Comercial Sul Q. 5, praça central. Hoje, às 16h. Entrada franca. Classificação livre.

Samba Urgente
Canteiro Central (SCS Q. 3 Bl. A lt. 210). Hoje, às 14h. Entrada franca. Classificação livre.

Periga Ser
Parafernalha Cultural (Antigo Kaixa d;Água, CNF 2 lt. 1; Taguatinga Norte). Hoje, às 16h. Entrada: R$ 10. Classificação indicativa livre.

Cabeça do Pimpolho
Centro de Ensino Canarinho Amarelo (208/408 Norte). Amanhã, às 13h. Entrada franca. Classificação livre.

Bloco do Amor, o musical
Via S2 Oeste. Amanhã, às 14h. Entrada franca. Classificação livre.

Eixão 44
No Eixão Norte, altura da 214. Amanhã, às 16h. Entrada franca. Classificação livre.

Forró de Rabeca
Mercado Sul Vive (QSB 12/13; Taguatinga Sul). Amanhã, às 18h. Entrada franca. Classificação livre.

Grito de Carnaval Bloco Menino de Ceilândia
EQNM 1/3 (Ceilândia). Amanhã, às 11h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Maria vai Casoutras
Praça dos Prazeres (201 Norte Bl. B). Amanhã, às 16h. Entrada franca. Classificação livre.

System Safadown
Setor Comercial Sul Q. 2 Bl. A. Amanhã, às 15h. Entrada franca. Classificação livre.

*Estagiária sob supervisão de José Carlos Vieira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação