Cidades

Versão mirim do Suvaco da Asa leva centenas de brasilienses às ruas do DF

O Suvaquinho começou às 10h deste sábado e vai até as 14h, quando começa a folia dos adultos

Renata Rios
postado em 16/02/2019 12:12
Bloco Suvaquinho da Asa, no Eixo Monumental
É oficial: o pré-carnaval brasiliense começou e promete animar a vida do folião ansioso, que mal consegue esperar pela festa de Momo, daqui a duas semanas. Neste sábado (16/2), o bloco que vai às ruas é um dos queridinhos do candango carnavalesco: o Suvaco da Asa. Pela manhã, o Suvaquinho, versão mirim da festa, foi de confete e fantasias minuciosamente preparadas para os pequenos. Nem a chuva desanimou a criançada.
A festa no gramado da Funarte, no Eixo Monumental, começou às 10h. Segundo o diretor do bloco, Pablo Feitossa, a expecativa é de receber até 2 mil pessoas no local. "Já temos 7 anos de Suvaquinho. Esse ano os pequenos poderão curtir oficinas, bandas e brinquedos...", conta o organizador, animado.
Por volta das 11h20, chuva. Mas engana-se quem pensa que a obra de São Pedro seria capaz de desanimar o folião. Mesmo porque as precipitações foram fracas, breves. Maria Eduarda Kairala, 3 anos, mal percebeu que chuviscava. A mãe da pequena, Natália Kairala, chegou a ensaiar que a filha procurasse abrigo enquanto a chuva não cessasse, mas foi em vão. "Ela quem escolheu a fantasia. Está muito animada que nem a chuva a parou", conta a mãe, apontando para a princesa que corria pelo gramado.
Confete, serpentina, espumas carnavalescas... A festa estava completa para a pequena Giovana Tenório, também de 3 anos. "Essa é a terceira vez que ela vem ao Suvaquinho. Fica sempre muito animada", garante o pai da menina, Robson Tenório, enquanto a filha dançava e brincava com os novos amigos foliões.
[FOTO1337066]

Suvaco


A festa da criançada acaba às 14h, quando começa a brincadeira dos adultos, também no gramado do Eixo Monumental, entre a Funarte e a Torre de TV. O ponto alto é o desfile da Orquestra Popular Marafreboi, que conduz milhares de foliões pelas avenidas mais largas do Brasil, ao som dos clarins de Momo. Essa é a cereja do bolo, mas, no palco principal, há outras tantas apresentações, que prometem animar o evento.

O Suvaco da Asa vai às ruas do DF desde 2006. Criado por pernambucanos radicados em Brasília, o bloco é uma homenagem à terra natal dos criadores, que têm um dos maiores carnavais do país, junto de Salvador e Rio de Janeiro.

Segundo os organizadores, cerca de 100 mil pessoas acompanham o bloco anualmente. De 2006 a 2015, os foliões iam às ruas do Cruzeiro e no Sudoeste. A partir de 2016, o Eixo Monumental virou o palco da atração, que virou uma das mais esperadas do brasiliense carnavalesco.

Trânsito

Aos motoristas, um aviso: durante os dias de folia, as vias do Distrito Federal sofrerão alterações. O Departamento de Trânsito (Detran) realizará, neste fim de semana, alterações no Eixo Monumental, Setor Policial Sul, Eixinho, N1 de Ceilândia, Asa Sul e Esplanada dos Ministérios. As mudanças no trânsito ocorrem por causa dos blocos de pré-carnaval, eventos esportivos e obras na cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação