Cidades

Projeto social entrega materiais escolares para crianças carentes do DF

A Associação Anjalhaços arrecadou os materiais desde o início de janeiro e vai beneficiar mais de 200 crianças

Caroline Cintra - Especial para o Correio
postado em 16/02/2019 16:25
Grupo Anjalhacos arrecada material escolar para crianças carentes. Leomar Sergivaldo, Yara Alves (mulher maravilha) e Maria Zulema são voluntários do grupo
Um por todos e todos pelo próximo. É com esse lema que a Associação Anjalhaços realiza ações sociais em comunidades carentes do Distrito Federal e Entorno. Diversas atividades são realizadas pelos 270 voluntários durante o ano inteiro. Neste sábado (16/02), o grupo vai entregar a segunda parte dos materiais escolares arrecadados desde o início de janeiro. Alunos dos 3;, 4; e 5; anos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro Boa Vista, no Novo Gama, receberão cadernos, mochilas, pastas, lápis de cor, entre outros utensílios escolares.

Na escola, cerca de 120 alunos serão beneficiados. "A princípio, a campanha era para ajudar apenas alunos do 5; ano, mas como conseguimos bastante coisa, vamos conseguir abençoar as três séries com kit completo. E ainda vamos ajudar crianças do 1; e 2; ano com alguns materiais. Eles vão receber quase tudo, menos as mochilas, porque não daria para todos", explicou a coordenadora do projeto, Yara Alves, 52 anos.

Para ela, a data tem um gostinho ainda mais especial. Além da ação, a data é de completar mais um ano de vida. "Eu estou muito feliz. Hoje sou aposentada e dedico boa parte do meu tempo a esse projeto. Não é algo que beneficia apenas as crianças, mas a nós também. Sou muito feliz por isso", disse, emocionada.

De volta à escola

O assistente financeiro Leomar Sergivaldo, 23, estudou na Escola Municipal Darcy Ribeiro na infância e hoje, volta ao local como voluntário, para ajudar as crianças carentes. Ele lembra que quando estava na escola, muitos amigos viviam em situação de pobreza e não tinham acesso a material escolar completo e de qualidade.

"Minha realidade era diferente. Meus pais sempre tiveram condições e eu não precisei. Mas pessoas próximas a mim, sim. Hoje, poder ajudar essas crianças que estão onde eu estive é muito emocionante. Muitos professores que estão na escola foram meus professores também. Isso é gratificante", declarou o voluntário.
Antes da entrega dos materiais, houve um café da manhã, a apresentação de uma peça teatral contando a história da fada do dente e a bruxa da cárie e aplicação de flúor. Depois, o grupo foi à rua Buraco do Esgoto, que fica próximo a escola, para sortear alguns materiais para as crianças que moram lá.
Voluntários se divertem
;As pessoas que vivem ali merecem nossa atenção. Muitos nos perguntam o que ganhamos com a Anjalhaços. Realmente não ganhamos nada material ou financeiro. A gente ganha em amor e muita alegria. Ver aqueles olhos brilhando nos emociona muito;, declarou a professora aposentada Maria Zulema Paulo, 53, integrante da associação.

A ação de entrega dos materiais foi iniciada no último domingo (10/02), para as crianças da Baia dos Carroceiros, na área rural de Santa Maria. Na região, 75 crianças foram beneficiadas.

Acompanhamento

Para o grupo, um dos grande diferenciais do projeto é o acompanhamento que fazem com as crianças beneficiadas durante o ano letivo. Como forma de incentivo, a Anjalhaços leva os melhores alunos para um passeio em junho. Em 2018, eles foram levados para o cinema e o Parque da Cidade. Este ano o foco da associação é o Bay Park.

;A gente quer estar perto deles e oferecer o melhor. Mas eles precisam mostrar interesse também. Não queremos apenas notas altas. A gente observa aqueles alunos que não têm falta, que têm bom comportamento, entre outros fatores. Vamos tentar levá-los ao clube e tenho certeza que eles vão amar;, ressaltou Yara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação