Cidades

Suvaco da Asa vai às ruas com os lemas da alegria e da diversidade

Segundo a organização do evento, bloco foi pensado para alegrar a todos, com acessibilidade e respeito a quem quiser comparecer

Alan Rios
postado em 16/02/2019 14:32
Foliões capricharam no figurino
O Suvaco da Asa mostrou no começo deste sábado (16/2) que a diversão do carnaval não tem idade. Com o bloco infantil, a atração tradicional da capital trouxe de bebês a idosos para as ruas da Torre de TV. E pela tarde, as comemorações continuam no local, acolhendo a diversidade de todas as 50 mil pessoas esperadas.

"Esperamos esse número grande de público mesmo com a chuva, e quem vier vai participar de uma festa inclusiva, acessível, respeitosa e muito divertida", celebrou o diretor do bloco, Pablo Feitosa. O organizador do Suvaco contou que foram preparadas estruturas para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, em um palco elevado, e também foi pensada uma área para surdos, perto do palco, onde eles podem sentir os graves e agudos do som e não ficar de fora da festa.

A preocupação social se junta a outra que também é importante: o público tem que se divertir. Para isso, o bloco preparou uma competição das fantasias mais criativas. Jurados da organização vão entrar na folia para selecionar os participantes, que podem concorrer nas modalidades de melhor caracterização individual, em dupla e em grupo. O prêmio ainda é uma surpresa, mas a diversão é certa.

[FOTO1337188]

Público cresce

Enquanto alguns brasilienses ainda não entraram no clima da folia com os primeiros blocos do ano, outros nunca perdem o pré-carnaval. É o caso de Esther Andrade, 41. A servidora pública participa do Suvaco da Asa anualmente: "Não tem como faltar! Brasília demorou a ter festas reconhecidas nacionalmente, e agora que tem, nós temos que incentivar essa diversão", opina.

Ela foi à Funarte com a família e certamente será uma das candidatas ao título de melhor fantasia. Vestida de girassol, Esther se junta ao marido, todo de amarelo, e explica: "Ele é o sol", ri. Fred Pinto, 39, entra na brincadeira e diz que o Suvaco é uma ótima oportunidade de lazer, cultura e diversão.

Trânsito

Os motoristas que precisarem trafegar no Eixo Monumental encontram três faixas bloqueadas pelo Detran na altura do Centro de Convenções. As outras três estão liberadas para os veículos. Nesse local do bloqueio, o bloco percorrerá com o trio elétrico fazendo a festa se movimentar.

Chuva

Por volta de 19h, ainda com duas horas de duração, o bloquinho animava os foliões mesmo debaixo de chuva. Nem o tempo atrapalhou a animação do público. A chuva começava, parava e retornava e, mesmo assim, as pessoas não arredaram o pé da Funarte, para aproveitar cada minuto da festa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação