Cidades

Morreu, aos 79 anos, o médico pernambucano Aderivaldo Cabral Dias

Formando em urologia, o médico foi um dos fundadores do atual Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Geison Guedes - Especial para o Correio
postado em 17/02/2019 20:10
Médico urologista Aderivaldo Cabral DiasMorreu neste domingo (17/2), aos 79 anos, o médico pernambucano Aderivaldo Cabral Dias. Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dias nasceu em um engenho no município de Macaparana, Zona da Mata pernambucana. Antes de fazer história em Brasília, o doutor se especializou em urologia ; carreira que seguiria até a aposentadoria ; no Rio de Janeiro.

Em 1972, aos 33 anos e após terminar a residência, desembarcou em Brasília, cidade em que viveu até os últimos dias e onde criou os três filhos, ganhou seis netos e teve uma carreira brilhante. Dias também foi Fellow (associação de especialistas que expõe, confrontam e debatem pesquisas científicas) da Universidade de Liverpool, na Inglaterra.

Mesmo não considerado um pioneiro da nova capital, Dias foi um dos primeiros urologistas a desembarcar em Brasília. Por aqui, ajudou a fundar, e fez parte da primeira equipe médica, do Hospital do Distrito Federal Presidente Médici, atualmente o Hospital Universitário de Brasília (HUB). Atuou também no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e foi consultor da Rede Sarah, sempre em urologia.

Para Aderivaldo Cabral Dias Filho, o pai, como bom pernambucano da Zona da Mata, sempre teve temperamento forte, mas o que não afetava a generosidade dele. ;Ele era um pai e um avô muito carinhoso, gentil e generoso. Apoiou os filhos em todas as decisões, não forçou nenhum a seguir a carreira dele;. Segundo Dias Filho, as paixões do pai, além da família, eram a urologia, o Flamengo e o Sport Clube Recife.

Ainda de acordo com o filho, Aderivaldo Cabral Dias era um dos últimos grandes médicos, daqueles que ficava horas conversando com o paciente e ainda virava amigo deles. ;Era a maior glória dele, não tinha a menor pressa para atender as pessoas e fazia tudo pelo bem-estar delas;. O médico será velado hoje na Capela 2 do Cemitério Campo da Esperança das 9h às 15h, o sepultamento será logo depois.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação