Cidades

Governo vai lançar portal de transparência da regularização fundiária

Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação também disse que vai enviar, até o fim do semestre, um projeto de lei do PPCUB à Câmara Legislativa. Ele também espera uma revisão do PDOT e do PPCUB ainda este ano

Isa Stacciarini
postado em 18/02/2019 16:01
Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, anuncia criação de portal de transparência de regularização fundiária
Depois de lançar o programa SOS Destrava DF, que promete mais agilidade em aprovação de projetos e emissão de alvarás, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, anunciou o lançamento de um portal da transparência da regularização fundiária. Qualquer internauta vai pode acessar as informações relativas ao andamento de processos. A declaração foi dada ao programa CB.Poder, parceria do Correio com a TV Brasília, na tarde desta segunda-feira (18/2).
O secretário reforçou, também, a intenção de aprovar o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) ainda este ano. Até o fim do semestre, será enviado à Camara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um projeto de lei referente ao assunto. "Enviaremos um projeto de lei específico para o SIG que tem uma vocação de comércio e prestação de serviços, mas enfrenta uma legislação antiga desde a sua criação", ressaltou.

Durante a entrevista Mateus disse que também para este ano prevê uma revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT). "Entre outras medidas para melhorar o andamento dos processos foi o anúncio do SOS Destrava DF, que vai atuar em duas frentes. A primeira delas é o contexto de aprovação de projetos de residências, que ficavam nas administrações regionais e passam a ser analisados pela Central de Projetos, e a proximidade com a população", ressaltou.

Para atender às necessidades dos brasilienses, o secretário ressaltou a criação de uma equipe maior na Central de Aprovação de Projetos (CAP) e no chamado posto avançado em 10 administrações regionais com a contratação de mais de 20 pessoas para atendimento ao público.

"Encontramos uma secretaria com muitos gargalos, problemas. Queremos incentivar as pessoas a trazerem seus projetos, porque elas terão uma obra regular de forma mais rápida e, com isso, a cidade ganha", frisou. "Nossa intenção é dar condições para que a burocracia não vença o cidadão de bem;, acrescentou.
Assista a entrevista na íntegra:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação