Cidades

Ciclista morto por motorista que bebeu será enterrado nesta terça-feira

De acordo com a Polícia Civil, responsável pela morte de Luiz Deo de Castro, de 60 anos, não foi indiciado

Augusto Fernandes
postado em 19/02/2019 06:20
O corpo de Luiz Deo de Castro, 60 anos, será velado nesta terça-feira (19/2)Será sepultado nesta terça-feira (19/2) o corpo de Luiz Deo de Castro, 60 anos, morto no último domingo (17/2) após ser atropelado por um motorista alcoolizado na DF-001, na altura da Academia de Polícia Civil, no Recanto das Emas. A cerimônia fúnebre ocorrerá no Cemitério do Campo da Esperança, na Asa Sul. O velório está previsto para começar às 8h e o enterro está marcado para as 11h30.

Mesmo com o teste do bafômetro atestando a presença de 0,21 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões (mg/l) do motorista Luiz Carlos de Ávila Ferreira, 59, o condutor não foi preso, segundo o delegado responsável pelas investigações, Pablo Aguiar, da 27; Delegacia de Polícia (Recanto das Emas). ;O motorista não estava embriagado. O resultado do etilômetro ficou abaixo da quantia que caracteriza embriaguez. Por isso, ele não foi autuado em flagrante;, justificou.

Apesar disso, de acordo com a Lei Seca, do Código de Trânsito Brasileiro, qualquer concentração de álcool é infração, sem tolerância. Motoristas com resultado entre 0,2 mg/l e 0,33mg/l ao assoprar o bafômetro perdem sete pontos na carteira, têm a habilitação recolhida e o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Além de não estar preso, Luiz Carlos ainda não foi indiciado pela morte do ciclista. ;Foi instaurado um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente que vitimou o ciclista. Só ao final dele será possível saber se o condutor responderá por homicídio culposo ou por outro crime;, explicou o delegado Pablo.

Desde 2016, quem é pego dirigindo alcoolizado passou a pagar multa no valor de R$ 2.934,70. No caso de condutores flagrados com índices superiores a 0,33mg/l, além de multa, perda de pontos, recolhimento da habilitação e suspensão do direito de dirigir, eles devem responder a processo administrativo. Neste caso, o motorista está sujeito a prisão em flagrante, mas pode ter fiança arbitrada pela autoridade policial.

Em caso de acidente que resulte em morte ou lesões graves no trânsito, as penas são mais duras. Quem beber e matar será enquadrado no crime de homicídio culposo, podendo ser condenado de 5 a 8 anos de prisão, sem direito a fiança. Se o acidente provocar lesão grave ou gravíssima, a pena varia entre 2 e 5 anos de reclusão, também sem direito a fiança.

;Pessoa com o coração imenso;


A primeira familiar a saber da morte de Luiz Deo foi a irmã dele, a corretora de imóveis Peggia Castro, 57. Segundo ela, a vítima havia passado todo o domingo na casa de uma das filhas, no Riacho Fundo 2. No momento do atropelamento, ele voltava para casa, em Samambaia. ;O meu irmão adorava andar de bicicleta. Rodava toda essa Brasília sob duas rodas. Naquele dia, não foi diferente. Infelizmente, ele teve a vida interrompida em uma tragédia;, desabafou.

Luiz Deo morava com a mulher, de 58 anos, com quem era casado há ao menos uma década. Ele tinha sete filhos, todos de um relacionamento anterior. O homem deixa ainda 13 netos e oito irmãos. ;Nossa família está arrasada, ainda sem acreditar nesse episódio. A minha irmã mais velha, de 82 anos, está sob o efeito de remédios. É duro aceitar;, confessou Peggia.

A corretora de imóveis disse que o irmão estava em busca de emprego, mesmo tendo trabalhado mais de 30 anos como porteiro. Para ela, Luiz Deo era um exemplo de pessoa. ;Um cara limpo, honesto e com o coração imenso. Quando estava com a família, era só alegria. Ele era alguém muito brincalhão. Com certeza, nos fará uma falta imensa.;

Peggia lamentou que o irmão tenha morrido pela imprudência de um motorista alcoolizado. ;As pessoas ainda não tomaram consciência que bebida e direção não combinam. Espero que esse condutor possa refletir sobre o que ele fez e que não repita no futuro. Não lhe desejo nenhum mal, mas que sirva de lição. Ele destruiu uma família;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação