Cidades

Atividade com simulação de guerra em Taguatinga repercute nas redes sociais

O evento imitava um cenário de guerra, com equipes divididas para conquistar territórios. Manequins amarrados dentro de sacos foram pendurados na região e retirados após reclamações

postado em 20/02/2019 19:50
Manequins envoltos com sacos pretos ficaram pendurados. Segundo organizador, foram retirados em menos de 10 minutos
As fardas improvisadas e réplicas de armas de fogo usadas por participantes do evento Ruas em Guerra causaram supresa em Taguatinga no último domingo (17/2). A atividade, uma partida de airsoft ao ar livre, tomou as ruas do Setor H Norte. Quem passou pelo local fotografou e filmou o cenário de guerra criado especialmente para o evento, que acabou com grande repercussão nas redes sociais.

Como parte do cenário, manequins amarrados dentro de sacos pretos foram pendurados na região. A cena foi a mais comentada, pois se assemelhava à execução de corpos. A Administração de Taguatinga informou que tomou conhecimento de reclamações sobre o evento, que tinha as autorizações necessárias, e pediu explicações aos organizadores.

A 5; edição do evento contou com a participação de 200 pessoas, divididas em cerca de 40 equipes. A dinâmica consistia na conquista de territórios - os participantes precisavam chegar a um local e colocar um adesivo, demarcando o território.
AirsoftPara o organizador do evento, Diogo de Assis, 36 anos, a repercussão se deu pela falta de costume. ;Acho que as pessoas não estão acostumadas a ver outras com armamento que não conhecem. De longe, têm a impressão de ser uma arma;, afirma. Segundo ele, os manequins foram rapidamente retirados. ;Os manequins foram colocados para fazer a encenação, porém quando a gente percebeu que poderiam causar algum espanto, retiramos de imediato. Não ficaram expostos nem 10 minutos. Eu mesmo ajudei a retirar;, afirma.
O coordenador de vendas de uma das lojas do local, Agamenon Franco, 32, conta que não tinha conhecimento de que a partida aconteceria. ;Ninguém sabia de nada. Esse setor tem poucos apartamentos e as lojas todas ficam fechadas no domingo."
Moradora da região, Eldina Rodrigues, 34, contou que um panfleto foi colocado na portaria de seu apartamento informando que o evento ocorreria no domingo. Ela comenta que ficou acompanhando a ação da janela. ;Achei muito bonito o trabalho, fiquei vendo da janela com a minha prima. Depois eu saí para ir ao supermercado e um deles me acompanhou, colocando proteção. Depois, na volta, a mesma coisa. Me trouxe até o meu apartamento;, relata.
Airsoft

Autorização

O airsoft é uma modalidade esportiva em perímetros urbanos que simula situações de combate. Na ocasião, os jogadores usavam roupas que representam uniformes de guerra e portavam armas falsas para encenar a situação. De acordo com organizador do evento, as áreas escolhidas são de pouca concentração de pessoas e, geralmente, os eventos ocorrem aos domingos pela manhã.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informou que o Campeonato de Airsoft foi cadastrado no Núcleo de Eventos da Subsecretaria de Operações Integradas de Segurança (Sopi), em 28 de dezembro de 2018, das 9h às 13h. O evento, previsto para receber 180 pessoas, também foi autorizado pela Administração Regional de Taguatinga.

De acordo com a pasta, a simulação contou com o apoio da Polícia Militar para resguardar a segurança dos presentes. Também informou que a Polícia Civil não recebeu nenhum registro de ocorrência sobre o torneio até o momento.

A Administração Regional de Taguatinga informou que tomou conhecimento das reclamações públicas sobre o evento e pediu explicações aos organizadores, já que informações davam conta que os exercícios não correspondiam aos que foram autorizados. "Os organizadores foram advertidos e esta Administração avaliará novos pedidos para eventos do gênero", informou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação