Cidades

Saúde vai disponibilizar 800 mil camisinhas durante os dias de carnaval

Governo do Distrito Federal (GDF) renovou os estoques para proteger os foliões de doenças sexualmente transmissíveis

postado em 21/02/2019 14:42
Secretaria de Saúde renovou o estoque em 800 mil camisinhas para Carnaval
Para proteger os foliões durante os dias de carnaval, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar 800 mil preservativos. Eles podem ser retirados em vários locais do Distrito Federal (leia Pontos de retirada). A medida é prevenir os brasilienses das infecções sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids, sífilis, hepatites B e C, papilomavírus humano (HPV), entre outras doenças.

A recomendação é que quem se expuser ao sexo sem camisinha deve esperar pelo menos 30 dias para fazer o teste e saber se contraiu ou não alguma infecção. O exame é feito com uma gota de sangue, retirada da ponta do dedo da pessoa. O resultado sai em apenas 30 minutos.

O teste rápido pode ser realizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Rodoviária, nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Dia da Asa Sul.

Se a pessoa passar por uma situação de risco, deve procurar, imediatamente, uma unidade de saúde para fazer o uso de medicamentos. Se utilizada até 72 horas após a ocorrência, durante 28 dias, os remédios impedem que a pessoa seja infectada pelo vírus HIV.

Mas essa medida previne apenas o HIV. Não evita a sífilis, hepatite ou outra infecção de transmissão sexual. Daí a importância de se ter uma camisinha à mão quando surgir a oportunidade da relação sexual, lembra Rosângela.

Pontos de retirada de preservativos

- Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Rodoviária do Plano Piloto
- Hospital Dia da Asa Sul
- Unidades Básicas de Saúde (UBS)
- Nos blocos carnavalescos e com sociedade civil organizada e diversas entidades empresariais que trabalharão durante a folia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação