Cidades

Brasília está entre os destinos mais procurados para o carnaval de 2019

Brasília está entre os destinos mais procurados e com passagens mais baratas para comemoração do carnaval este ano

Ester Cezar*
postado em 21/02/2019 18:23
De acordo com a Secretaria de Cultura, as ruas da cidade devem atrair 1,6 milhão de foliões, sendo que a expectativa é que 25 mil turistas venham pular o carnaval na capitalBrasília é o quinto destino mais procurado no país para o carnaval 2019. O dado é de pesquisa realizada pelo aplicativo de passagens aéreas Voopter, que divulgou uma lista com os 10 locais preferidos dos viajantes para passar os dias de folia.
No ranking, Brasília fica atrás de Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). A pesquisa também mostrou que a capital tem a segunda tarifa mais barata para quem sai de São Paulo. Em primeiro lugar, está Belo Horizonte (MG).

De acordo com a Secretaria de Turismo, além da boa avaliação em segurança, a diversidade de voos e horários no aeroporto, que é o terceiro maior do Brasil em movimentação de passageiros, contribuem para a procura, além das possibilidades variadas nos segmentos turíticos: cívico, náutico, religioso, gastronômico e arquitetônico.
Quase 200 blocos animarão a festa de Momo durante os dias de folia. De acordo com estimativa da Secretaria de Cultura, as ruas da cidade devem atrair 1,6 milhão de foliões, sendo que a expectativa é de que 25 mil turistas venham pular o carnaval na capital.

Destaque internacional


Em 2018, a cidade recebeu segunda colocação no prêmio Traveller;s Choice 2018, organizado pelo Trip Advisor, na categoria ;destinos em alta; na América do Sul. Também ganhou destaque na área da gastronomia, em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, em que ocupa primeira colocação, com 97,7% de aprovação dos turistas estrangeiros.

De família brasiliense e nordestina, o português e estudante de tecnologia da informação Pedro Lima, 24 anos, conta que vai visitar o Brasil por quatro semanas e comemorar o carnaval pela primeira vez no país, e em Brasília. "Nunca tinha passado essa data no Brasil e somos o país do carnaval;, afirma.

O casal paraibano João Felipe Mazzaro, 32, e Isabel Mazzaro, 32, conheceu a festa por acaso e acabou gostando. Eles têm familiares em Brasília e sempre viajam para comemorar o aniversário de Felipe, que acaba coincidindo a data.
;Sempre viajo na época do meu aniversário, 3 de março, e em 2017 e agora em 2019, o carnaval caiu nesse período. Pelo acaso, conheci o carnaval de Brasília e gostei, pela variedade de blocos, que atendem a todos os gostos, e pela tranquilidade, sensação de segurança e amplitude dos lugares onde os blocos ocorrem;, explica o arquiteto e fotógrafo.

Para Isabel, a festa se assemelha ao carnaval de Recife (PE). ;Gostamos bastante do estilo, pois é bloquinho de rua, meio parecido com Recife, e é o carnaval que mais gostamos. Daí, sempre coincidiu o aniversário dele com o carnaval nos últimos anos e sempre viajamos na data, além da comodidade de ter a família por aí. Mas foi uma experiência massa e já é a terceira vez que vamos;, relata a profissional de relações públicas.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação