Cidades

GDF apresenta balanço de segurança dos 50 primeiros dias do novo governo

Além dos números, a Secretaria de Segurança Pública divulgou o início da Operação Carnaval 2019

Caroline Cintra - Especial para o Correio
postado em 22/02/2019 15:24
Ao todo, 870 agentes estarão nas ruas para controlar e organizar o trânsito nas proximidades dos eventos

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) apresentou, na manhã desta sexta-feira (22/2), o balanço estatístico dos índices de criminalidade monitorados nos 50 primeiros dias do novo governo. Segundo a pasta, houve uma redução de 25,7% de crimes violentos letais, como homicídios, feminicídios, latrocínios, entre outros, comparado ao mesmo período de 2018.

"Crimes de feminicídio têm preocupado muito, não só no Distrito Federal, com no Brasil. Estamos estudando caso a caso para entender a dinâmica e previnir", destacou o secretário Segurança Pública do DF, Anderson Torres. Os dados apresentados mostram que quase 50% dos autores deste tipo de crime são conhecidos ou têm relação com a vítima. Dentro desse número, cerca de 75% são namorados ou cônjuges da vítima.

Nos crimes contra o patrimônio, houve uma redução de 21,7%. Segundo o secretário, esses casos têm relação com a sensação de segurança da população e englobam roubos a pedestres, veículos, em transportes públicos, comércio, residências e furtos em veículos.

A apresentação dos dados foi feita em conjunto pelos principais órgãos de segurança: SSP-DF, Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Operação Carnaval 2019

A operação para a folia será dividida em três etapas: pré-carnaval, até 28 de fevereiro; carnaval, de 1 a 5 de março e pós-carnaval, a partir de 6 de março. De acordo com comandante-geral da Polícia Militar, Sheyla Sampaio, a corporação trabalhará 60 dias em prol das festas. Ao todo, mais de 7 mil efetivos estarão na rua para combater a violência.

Do Corpo de Bombeiros, cerca de 584 agentes extras estarão à disposição para atender emergências. O diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, afirmou que durante o período haverá reforço nas delegacias. Além disso, terá aumento de efetivo nas Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA e DCA 2), Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) e Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa por Orientação Sexual ou Contra Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).

Já o Detran-DF inicia nesta sexta-feira (22/2) a operação de carnaval, em combate a acidentes de trânsito. Ao todo, 870 agentes estarão nas ruas para controlar e organizar o trânsito nas proximidades dos eventos. Além da fiscalização da Lei Seca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação