Cidades

Parceria entre INSS e Na Hora busca facilitar acesso a serviços

Serviços como simulação de tempo de contribuição e consulta a aposentadorias ficarão mais ágeis com a parceria

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/02/2019 21:22

Posto do Na Hora na Rodoviária.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende ampliar a parceria com o Na Hora e transformá-la em um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), o que vai permitir que, além dos serviços básicos ofertados hoje, os postos possam executar toda a fase de requerimentos de benefícios, emissão de extratos diversos. O único serviço que não poderá ser oferecido é o reconhecimento de direito (análise de concessão ou não), exclusivo do INSS.

Esta semana, durante dois dias, os servidores do Governo do Distrito Federal que atuam nas unidades do Na Hora receberam treinamento para alinhar. Nas duas manhãs, 60 servidores receberam capacitação das 8h às 12h para entender mais sobre a previdência, com o propósito de equiparar os atendimentos recebidos nos postos do Na Hora com os das agências do INSS.

O curso tem como principal finalidade capacitar e atualizar os servidores para que sejam capazes de realizar atendimento e informar sobre as demandas que podem ser realizadas on-line pelo aplicativo do INSS. O Meu INSS oferece os seguintes serviços: aposentadorias urbanas, salário maternidade, extrato previdenciário (CNIS), simulação de tempo de contribuição, agendamentos/requerimentos, histórico de crédito de benefício, carta de concessão, agendamento de perícia, resultado de perícia, entre outros.

No DF, quatro das sete unidades do Na Hora oferecem algum tipo de serviço do INSS. São elas as agências da Rodoviária do Plano Piloto, Taguatinga, Gama e Ceilândia. As unidades de Brazlândia, Sobradinho e Riacho Fundo ainda não contam com serviços do instituto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação