Cidades

Temporal causa queda de árvores, picos de energia e tumultua trânsito no DF

Corpo de Bombeiros atuou na desobstrução de vias na Asa Sul, Sudoeste, Guará, Lago Sul, Lago Norte e Ceilândia. Ninguém se feriu

Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 22/02/2019 20:57
Árvore cai sobre via do Sudoeste
A chuva que caiu na noite desta sexta-feira (22/2) em várias regiões do Distrito Federal provocou estragos e causou transtornos aos moradores de, ao menos, seis regiões administrativas. Até a última publicação desta reportagem, a informação do corpo de Bombeiros era de que sete árvores haviam caído. Apesar dos prejuízos, ninguém se feriu.
O trânsito teve de ser interrompido em pontos da Asa Sul, Sudoeste, Guará, lagos Sul e Norte, e Ceilândia após troncos, galhos e plantas das árvores obstruírem as vias. No Guará, 15,7 mil unidades consumidores ficaram sem energia foi quase duas horas.
A região mais afetada foi o Sudoeste. Duas árvores caíram na via principal da cidade e o trânsito teve de ser interditado. Na altura da Quadra 101, dois troncos cederam por volta das 19h. A via, no sentido Eixo Monumental, ficou aos cuidados de agentes de trânsito.
[FOTO1340731]
Dona de uma loja de roupas no Sudoeste, Alba Oliveira, 39 anos, conta que levou um susto quando viu as árvores caindo. "Primeiro foi aquele vento muito forte, todo mundo tomou um susto aqui. Quando fui ver, o tronco estava cedendo para o meio da pista, e meu carro estava do lado. Nossa, que desespero", relembrou.

Com medo, Alba retirou o próprio carro, um Ford Fiesta, de onde estava e o estacionou do outro lado da via, longe de árvores. "As árvores daqui precisam de mais reparos, poda. A copa das árvores desse jeito deixam elas mais propícias a acidentes", destacou.

Reação parecida teve a dona de uma esmalteria da região, Ylluska Ferraz, 38. Assim que ela percebeu as proporções que chuva teria, pegou o celular para filmar. "A chuva foi repentina, estava um calor imenso. Ficou uma agitação aqui, todo mundo desesperado com o carro. Sorte minha que vim de Uber", conta.

[VIDEO1]

Desobstrução das vias

O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a retirada das árvores sobre as vias. Os militares tiveram de utilizar serras elétricas para quebrar troncos e galhos que dominavam as pistas. A retirada dos restos é feita pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Em nota, a pasta informou que não há funcionários em esquema de plantão noturno. "Amanhã, dia 23/2 teremos quatro equipes no Plano Piloto atendendo todas as demandas necessárias", dizia o documento.

Clima

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta amarelo pela possibilidade de chuvas intensas em todo o Distrito Federal. A previsão é de que até esse sábado (23/2) as chuvas alcancem 50 mm por dia, com ventos de até 60 km/h.

A previsão do dia para sábado (23/2) também prevê pancadas de chuvas em áreas isoladas no fim da tarde, quando devem se formar áreas de instabilidade. O tempo deve permanecer nublado por todo o dia, com temperatura máxima de 29; C e mínima de 18;C.

Energia

A chuva causou, também, queda de energia no Guará. Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), "ventos fortes e descargas atmosféricas ocasionaram o desligamento de dois circuitos que abastecem algumas quadras da região".

A falta de energia foi constatada por moradores da região às 19h15. A CEB enviou uma equipe e realizou o terminou o reparo às 21h, quando o fornecimento de energia tornou a ser feito.

Foram mais de 15,7 mil unidades consumidoras afetadas. São elas: quadras externas 24 a 36, 38 e 40 e quadras internas ímpares, de 23 a 33. Ainda faltou luz nas Áreas Especiais 1, 4 e 6 na Avenida Contorno, Setor de Oficinas, Polo de Modas, Colônias Agrícolas Águas Claras, Bernardo Sayão e IAPI.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação