Cidades

Ato cívico: brasilienses prestigiam troca da Bandeira Nacional

A solenidade especial é realizada no primeiro domingo de cada mês, mas, devido o feriado de carnaval, foi antecipada

Caroline Cintra
postado em 24/02/2019 13:10
O hasteamento do símbolo nacional é revezada entre as Forças Armadas - Aeronáutica, Marinha e Exército - e o Governo do Distrito Federal Na manhã deste domingo (24/2) ocorreu na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, a tradicional cerimônia cívico-militar da Capital Federal: a substituição da Bandeira Nacional. A solenidade especial é realizada no primeiro domingo de cada mês, mas, devido ao feriado de carnaval, foi antecipada. Hoje, o evento ficou sob coordenação da Ala 1 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Todos os meses a cerimônia encanta o público. Mesmo quem acompanha a mais tempo ainda sente forte emoção. A engenheira civil Érica Macedo, 29 anos, é filha de militar e desde pequena participa da troca de bandeira. Para ela, o ato simbólico é sempre emocionante. Desta vez, foi acompanhada do filho, Adriano Macedo, 4. ;Ele adora. Canta e sabe todos os hinos. Hoje, um dos sonhos dele também é ser militar;, contou Érica.

O tenente da Marinha Hamilton Nunes está há 23 anos na força. Apesar de sempre presenciar a solenidade, a emoção ainda existe. ;Para nós, o civismo é latente nesse evento. Como estou servindo há muito tempo, passa um filme da minha trajetória;, ressaltou o militar.
Tenente da Marinha Hamilton Nunes acompanhado da esposa, Keila Nascimento, e do filho, Artur Nascimento

Primeira vez

Recém-chegada ao Distrito Federal, a dona de casa Marly Marinho, 44, participou pela primeira vez da solenidade. Ela e o filho, Thárik Marinho, 11, foram prestigiar o marido e pai, tenente Will Passos, regente da banda que se apresentou. ;Achei tudo muito lindo. Na verdade, estou gostando muito da cidade;, afirmou. A família chegou há 10 dias de Santa Maria, Rio Grande do Sul. ;Meu marido veio transferido e viemos todos logo;, explicou.

A consultora de vendas Daniele Fonteles, 33, também ficou encantada com as apresentações. Ela é cunhada da Sargento Débora Raquel, do Agrupamento de Apoio de Brasília, que foi uma das homenageadas no evento. ;Achei tudo maravilhoso. A gente vê a extrema valorização do nosso país. Vi que aqui, nesse ato, a prática da nacionalidade é forte;, disse Daniele.
A dona de casa Marly foi com o filho, Thárik Marinho, prestigiar o marido e pai que é regente da banda militar

Apresentações

Na cerimônia, desfilaram a Guarda-de-Honra, composta pela Banda de Música da Ala 1, o Grupamento de Bandeiras Históricas, a Companhia de Cerimonial Santos-Dumont, um Grupamento de Militares da Ala 1 e um Grupamento de Especialistas da Força Aérea Brasileira. Além disso, houve uma apresentação da banda Clave de FAB e da bateria do 32; Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro - Bateria Caiena - que executou uma salva de 21 tiros.

Troca da bandeira


A bandeira é substituída todo primeiro domingo do mês. O hasteamento do símbolo nacional é revezado entre as Forças Armadas - Aeronáutica, Marinha e Exército - e o Governo do Distrito Federal, por meio da Polícia Militar local.
[VIDEO1]

Sob o som do Hino da Bandeira, o novo símbolo é erguido até o topo do mastro, para em seguida descer a outra. A ideia é nunca deixar o alto. A cerimônia tem duração de 30 minutos.

A Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, está permanentemente hasteada a 100 metros do chão. Medindo 286 m;, está presa a um mastro especial formado por 24 hastes metálicas construído como símbolo de diálogo e de convergência de todas as Unidades Federativas e dos Três Poderes da República.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação