Cidades

Lama invade EPTG e complica volta para casa após chuvas no DF

As precipitações causaram um alagamento na altura de Vicente Pires, na EPTG, sentido Taguatinga. Vídeos mostram enxurrada na região administrativa

Sarah Peres - Especial para o Correio, Cézar Feitoza - Especial para o Correio
postado em 25/02/2019 18:54
Trânsito na EPTG sentido Taguatinga está intenso
A forte chuva que chegou ao Distrito Federal causa transtornos para quem volta para casa nesta segunda-feira (25/2). Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a marginal ficou alagada na altura de Vicente Pires, sentido Taguatinga. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar um veículo que ficou preso na área. Vídeos mostram enxurradas na região administrativa.
Conforme informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), o fluxo de carros é intenso na EPTG. Além da marginal, a água atingiu parte da via principal. O transtorno se concentra na área de Vicente Pires. No Viaduto Israel Pinheiro, um carro ficou preso no alagamento. Uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou até o local para o socorro. Como o nível de água estava alto na região, alguns veículos chegaram a apagar os motores.
Na Rua 3 de Vicente Pires, uma filmagem (veja abaixo) mostra a exurrada que descia para a EPTG. Cleyton dos Santos, 29 anos, viu o rio de lama percorrer a cidade e desaguar na rodovia. Ele conta que essa chuva, diferentemente das outras, veio da Estrutural, descendo por toda cidade e acumulando lama até chegar à marginal. "A enxurrada veio muito forte, durante umas três horas. Para você ter ideia, três carros fundiram o motor neste tempo e chegaram até a nossa loja para consertar", disse o técnico automotivo.
[VIDEO2]
Kefere Lúcio da Rocha, 45, é proprietário de uma escola de mecânica e mora na cidade há 17 anos. Segundo ele, o rebaixamento feito no fim da Rua 3 para a construção do viaduto Israel Pinheiro é o que causa as enxurradas. "As obras foram feitas sem lógica. Antes, a água descia por aqui até o córrego. Desde que desnivelaram a rua, toda chuva é um desespero. Não tem drenagem na via", relata.
Ao lado do estabelecimento de Kefere, o disjuntor sofreu um curto circuito durante a tempestade e deixou toda a Rua 3 sem energia elétrica. "Hoje, começava uma nova turma aqui na escola. Quando o povo chegou, à tarde, estávamos sem luz. Tive que dispensar todos os alunos", conta.
Mesmo após a chuva, o trânsito na EPTG é intenso desde a entrada do SIA
Por conta do alagamento, uma equipe dos bombeiros permaneceu no local até o fim da tarde. Mesmo após a forte enxurrada, o trânsito na EPTG continua travado. Por conta do horário de pico, o número de carros aumentou e o engarrafamento inicia no SIA. A rodovia dá acesso a regiões administrativas como Guará, Vicente Pires, Águas Claras e Taguatinga.

Chuva deve prevalecer

A previsão é de que a chuva continue nesta segunda-feira (25), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Vicente Pires, um vídeo (veja abaixo) mostra os transtornos do fenômeno para quem passava pela cidade. Para esta semana, as precipitações devem continuar.
[VIDEO1]
A filmagem mostra a enxurrada de água com lama que descia pela Rua 8 da cidade. Parte dos motoristas que passavam pelo local decidiram parar na calçada a tentar dirigir pela área.
Somando o nível registrado de precipitações nas cinco estações automáticas do Inmet, choveu 36,7 milímetros até o início da noite desta segunda-feira (25). Os números não englobam Vicente Pires ou Taguatinga. O maior volume foi registrado no Sudoeste, onde se alcançou 12,4 mm.
O resultado parcial de chuva em todo o Distrito Federal foi de 151,9 mm, conforme dados do instituto. A média histórica do mês de fevereiro é de 183mm.
"As precipitações continuam ao longo da semana. Na quarta-feira (27), a expectativa é de que ocorra um aumento da nebulosidade. Isso pode ocasionar chuva forte como a que registramos hoje (25)", explica o meteorologista Emanuel Rangel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação