Cidades

Distrito Federal registra 55 mortes por síndrome respiratória em um ano

No Centro-Oeste, o Distrito Federal ocupa o segundo lugar no ranking dos locais onde houve mais registros da doença no ano passado. Um aumento de 20% em comparação com 2017, quando foram constatados 44 óbitos

Daniel Júnior Especial para o Correio
postado em 27/02/2019 06:00
Anualmente é realizada campanha de vacinação contra influenza para grupos de maior vulnerabilidade para a doença
O Distrito Federal registrou 55 mortes, em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com dados do Ministério da Saúde, no período de 2018 até o 2 de janeiro deste ano. O número indica um aumento de 20% em comparação com 2017, quando foram constatados 44 óbitos causados pela patologia. Com um total de 1.034 mil casos notificados em 2018, o DF ocupa o segundo lugar no ranking da região Centro-Oeste, onde houve mais registros da doença, ficando atrás de Goiás, que teve 1.560 mil notificações e, dessas, um número expressivo de 245 mortes, conforme o ministério.

Do número de mortes, a síndrome foi ocasionada em seis casos pelo vírus A (H1N1), em dois foi desencadeada pelo vírus
A (H3N2), um óbito está relacionado com o vírus A(não subtipado), em outros oito casos a patologia ocorreu por outro vírus respiratório e em 38 casos, por vírus não especificado. Do total de notificações, 125 casos estão relacionados ao vírus A (H1N1), A (H3N2), A(não subtipado) e B.

;A Síndrome Respiratória Aguda Grave é um quadro de uma infecção respiratória que se instaura de maneira abrupta, levando a sinais de insuficiência respiratória, na qual o paciente pode desenvolver tosse seca, dispneia (cansaço intenso), dores no corpo e febre. Outros vírus, além dos vírus influenza, podem desencadear a síndrome;, afirmou o pneumologista do Instituto Hospital de Base Jefferson Silva, sobre o que é a SRAG e os vírus que a desencadeiam.

O especialista explicou que, nos períodos de baixas temperaturas, as pessoas ficam mais vulneráveis em contrair os vírus que desencadeiam a Síndrome Respiratória Aguda Grave. ;O aumento do número de casos dessa síndrome acompanha os períodos de outono e inverno, quando as temperaturas declinam. A população fica mais vulnerável, frágil, aos vírus da gripe nessas estações do ano. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina da gripe e procurar informações médicas, pois os sintomas da SRAG são muito parecidos com uma gripe normal, mas síndrome é uma gripe evoluída. Existem outras formas de prevenção, como a higiene respiratória, ou seja: quando o doente espirrar ou tossir no ambiente e usar lenço, além disso manter a casa arejada, evitar conglomerados de pessoas e higienizar as mãos com água, sabão ou álcool em gel, com frequência;, ressaltou Jefferson Silva.

Com os sintomas (leia quadros), o paciente deve procurar um médico o mais rápido possível para ser iniciado o tratamento, indica o especialista. Tosse, coriza (narinas escorrendo) e febre desde a última semana tem atrapalhado o sono do bebê M., de 6 meses.

Os problemas de saúde fizeram com que a autônoma Edvânia Nascimento Silva, de 20 anos, de Valparaíso (GO), levasse o filho, mais uma vez, para o Hospital Materno de Brasília (HMIB), em busca de atendimento médico emergencial. ;Desde a última semana que o meu filho está doente e cada vez piorando. O trouxe aqui ao hospital, disseram que era uma virose e que, se não melhorasse em alguns dias, seria necessário interná-lo. Estou preocupada, porque não passa. O médico disse que a gripe tinha causado uma bronquiolite;, relatou Edvânia.


Saiba mais


O diagnóstico


; De acordo com o pneumologista Jefferson Silva, o diagnóstico da doença é baseado nos sintomas e também por meio de exames de sangue e secreção respiratória. Além disso, é utilizado o oxímetro, um aparelho que mede a oxigenação no sangue, pois doenças respiratórias podem baixar a oxigenação.

O tratamento


; Ainda conforme o especialista, o tratamento da síndrome é realizado com remédios a base de oseltamivir, que reduz a proliferação dos vírus da gripe, influenza A e B, pela inibição da liberação de vírus de células infectadas, suspensão da entrada do vírus em células ainda não infectadas e inibição da propagação do vírus no organismo. ;Há redução da duração dos sinais e sintomas da gripe, da gravidade da doença e da incidência de complicações associadas à gripe. O recomendável é que o tratamento seja iniciado dentro do primeiro ou segundo dia do aparecimento dos sintomas;, disse Jefferson Silva.


Fique de olho


; Sintomas da Síndrome Respiratória


; Aguda Grave (SRAG)
. Febre;
. Tosse;
. Dor de garganta;
. Dor de cabeça ou no corpo;
. Desconforto respiratório;
. Hipotensão em relação à pressão arterial habitual
Obs: Os sintomas da SRAG são bem parecidos com o de uma gripe comum, o diferencial são a insuficiência respiratória, que indica a gravidade do caso, conforme o pneumologista Jefferson Silva.


; Público de risco

. Crianças;
. Gestantes;
. Idosos;
. Portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças respiratórias
Motivo: Esses grupos apresentam constantes alterações imunológicas.

; Prevenção

; Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
; Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
; Evitar tocar mucosas dos olhos, do nariz e da boca;
; Higienizar as mãos, após tossir ou espirrar;
; Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
; Manter os ambientes bem ventilados;
; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
; Evitar sair de casa no período de transmissão da doença;
; Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
; Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação