Pedestres que passavam pela entrequadra 102/103 Norte no fim da tarde desta quarta-feira (27/2) se surpreenderam com quatro equilibristas que praticavam highline entre dois prédios da residencial. Moradores e passantes observaram a prática no local. A fita foi fixada a 20m do chão, em duas árvores que cruzavam o campo de futebol das quadras.
Matheus Samir de Oliveira, 30 anos, empresário e presidente da Associação Brasiliense de Slackline, estava treinando, com alguns amigos, para o Festival de Highline, evento que acontecerá em Cavalcante (GO) entre 19 e 23 de junho, e terá competições envolvendo 10 fitas, sete delas localizadas a 120m do chão.
O encontro é promovido pela própria organização, e as inscrições serão abertas em breve, primeiramente para voluntários, e contemplarão 150 pessoas. Por se tratar de um festival de incentivo ao esporte, sem fins lucrativos, todo o dinheiro recolhido será revertido para gastos internos durante a festividade.
A equipe com que Samir vai competir leva o nome ChooseLife, que significa escolha a vida em inglês. ;O meu intuito é disseminar o esporte por Brasília. Além de viver do esporte e ministrar aulas para convidados, eu também dou palestras sobre o medo, para que as pessoas consigam se livrar das amarras desse sentimento que influencia em todas as esferas da vida pessoal, não só no esporte;, explica Samir.
O highline é uma das quatro modalidades do slackline, sendo uma das vertentes mais desafiadoras do esporte. O exercício consiste em equilibrar-se em uma fita ancorada a dezenas de metros de altura e pode ser feito em prédios, formações rochosas e cânions.
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer