Jornal Correio Braziliense

Cidades

Em dois meses, rede pública de saúde realiza 10 mil cirurgias

Número é maior que o dobro registrado no mesmo período de 2018. GDF confere ao programa SOS DF Saúde a causa do crescimento do número dos procedimentos

O Governo do Distrito Federal realizou 10.164 cirurgias na rede pública de saúde, desde o dia 1; de janeiro. O número é maior que o dobro registrado no mesmo período do ano passado, quando 4,8 mil cirurgias foram feitas nos hospitais públicos do DF.

Segundo o GDF, o aumento no número de cirurgias foi possível graças ao programa SOS DF Saúde. O decreto de situação de emergência na área de Saúde possibilita ao governo, no período de seis meses, realizar compras de medicamento e insumos sem licitação, convocar concursados, contratar servidores e estender cargas horárias de trabalho.

O foco tem sido a realização de cirurgias eletivas e de urgência/emergência. Dos 14 hospitais da rede pública, o que mais realizou esses procedimentos nos dois primeiros meses foi o Hospital de Base, com um total de 2.432 cirurgias feitas. Os hospitais do Gama (1.330) e Sobradinho (1.303) integram a lista tríplice.