Cidades

Produtores de Brazlândia se preparam para a festa da Goiaba

Serão três dias de festa. A safra de 2019 deve chegar a mais de 12 mil toneladas de goiaba, 32,6% a mais do que no ano anterior

postado em 01/03/2019 16:51
Quem for à festa vai encontrar vários produtos feitos com a fruta, como doces, bolos e licores
Ganhando tradição na capital federal, a Festa da Goiaba de Brazlândia já tem data para acontecer. A 4; Edição será entre os dias 8 e 10 de março, promovida pela Emater - DF em parceria com a Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) e a administração da cidade. Os visitantes poderão adquirir diversos produtos feitos com a fruta, como geléias, doces, licores, sucos, bolos e claro, a goiabada cascão. A entrada é gratuita.
Apesar de a festa começar na sexta-feira (8/3), a abertura oficial será apenas no sábado. A partir de 9h30, a produção promete um café da manhã e um bolo de goiaba de 4 metros.
A previsão da Emater é de que a produção de goiaba atinja 12 mil toneladas, um aumento de 32,6% em relação à safra do ano passado, que chegou a 9 mil toneladas. A expectativa é que, em 2019, a fruta ajude a movimentar R$ 233 milhões.
Apenas em Brazlândia, cerca de 90 produtores se dedicam ao cultivo de goiabas, tanto de forma convencional, como orgânica. Em todo o Distrito Federal, são 318,45 hectares destinados à plantação de diversas variedades, como a Pedro Sato e a Paluma (voltada para a indústria). As goiabas tailandesa e Cortbel também estão sendo desenvolvidas.
No ano passado, os produtores rurais cultivaram a fruta em 312,6 hectares. Ainda segundo a Emater, são produzidas entre 30 e 40 toneladas por hectare. A grande safra ocorre entre fevereiro e abril, e a pequena entre setembro e novembro.

Serviço

Data: de 8 a 10 de março
Horário: de 19h às 22h (sexta-feira) e de 10h às 22h (sábado e domingo)
Local: Salão da Arcag - BR-080, km 13, Brazlândia
Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação