Cidades

Confira as mudanças no trânsito durante o carnaval no DF

Os motoristas devem ficar atentos às alterações no tráfego durante o feriado prolongado, principalmente nas vias próximas aos blocos

Augusto Fernandes
postado em 02/03/2019 07:00
O Detran fará a segurança viária de 36 festas no centro da capital federal
Durante o feriado de carnaval, os motoristas devem ficar atentos às alterações que serão feitas no trânsito por causa dos desfiles dos blocos de rua de Brasília. Desde a última quinta-feira, o Departamento de Trânsito (Detran) controla o tráfego nas proximidades dos pontos de folia no Plano Piloto e em outras regiões administrativas. As interdições continuarão até terça-feira, de acordo com a autarquia, e serão realizadas em 58 blocos.

O principal objetivo do Detran é garantir a segurança dos foliões. Nos grupos carnavalescos em que o órgão vai atuar, são esperadas quase 500 mil pessoas. Por causa disso, ações de fiscalização e de educação de trânsito serão intensificadas no feriado. O Detran contará com um efetivo diário de 40 educadores, 120 agentes de trânsito, 50 veículos operacionais, oito motocicletas, quatro guinchos, três drones e duas empilhadeiras.

Só no centro da capital, o órgão estará presente em 36 festas. Hoje, uma das ações será no Estádio Nacional Mané Garrincha, onde sairá o Babydoll de Nylon, das 13h às 20h. O Detran estima que 70 mil pessoas compareçam ao bloco, um dos mais tradicionais do DF. A princípio, o Detran fechará duas faixas de rolamento, à direita da via N1, mas pode fazer outras intervenções momentâneas caso seja necessário. Além disso, agentes farão o controle do tráfego e auxiliarão na travessia de pedestres na via N1 e nos arredores da arena.

Outro ponto de intervenção será no Estacionamento 9 do Parque da Cidade, que, durante o feriado, receberá o evento Carnaval no Parque. As atrações de hoje são a dupla sertaneja Henrique e Juliano, além dos cantores Gabriel Diniz e Iza. Portanto, das 14h de sábado às 2h de amanhã, o espaço estará interditado. O Detran manterá o trânsito na avenida contorno do Parque, no trecho entre a 906 Sul e a 911 Sul, em sentido único anti-horário. Agentes instalarão redutores de velocidade e auxiliará a travessia de pedestres nas proximidades do local. O órgão repetirá as ações até terça-feira, quando acaba o evento. São esperadas 11 mil pessoas por dia.

Crianças

Também haverá intervenções no estacionamento do Parque Ana Lídia, que, amanhã e terça-feira, receberá o bloco infantil Baratinha, das 15h às 21h. Agentes do Detran controlarão a travessia nas faixas em frente ao parque e na Via S2. O trânsito na avenida contorno do Parque ficará em sentido único anti-horário até a rotatória de saída para a via S1. O público estimado é de 40 mil pessoas, e a autarquia pede que os foliões fiquem mais atentos devido à presença de crianças.

Confira algumas intervenções do Detran no feriado


; Águas Claras

De sábado a terça-feira, o estacionamento público da Rua 31 Sul, entre as avenidas Araucárias e Boulevard Sul, ficará fechado, das 15h às 22h, para o evento Desfile das Escolas de Samba, com público estimado em 1 mil pessoas.


; Asa Norte

De sábado a terça-feira, o estacionamento público da Quadra 4 do Setor de Autarquias Norte, atrás da 201 Norte, ficará fechado, das 17h à 0h, para o Carnaval Praça dos Prazeres, com público estimado em 30 mil pessoas.


; Asa Sul

Domingo, o trânsito no comércio da Entrequadra 312/313 Sul ficará totalmente interditado, das 15h às 22h, para o desfile do Agoniza, mas não morre, com público estimado em 5 mil pessoas.


; Ceilândia

Domingo e terça-feira, das 15h às 22h, o bloco Menino de Ceilândia impactará o trânsito no Setor M Norte. A concentração dos foliões será na CNM 1 e haverá deslocamento do bloco no trecho que contorna a QNM 5, a EQNN 6/8 e a QNM 13, a partir das 17h. Três equipes do Detran acompanharão o deslocamento durante todo o percurso.


; Cruzeiro

Na segunda-feira, o Cruzeiro Velho receberá dois eventos do bloco Desodorante da Asa: um para o público infantil, das 9h às 12h, no estacionamento da Quadra 10; e outro para os adultos, das 14h às 21h, na via entre as quadras 8 e 10, que ficará interditada a partir da Avenida das Jaqueiras, próximo ao Quiosque da Codorna.


; Setor Bancário Norte

Sábado, o estacionamento público próximo ao Edifício Vale do Rio Doce, no Setor Bancário Norte, ficará interditado para o Rejunta meu Bulcão, das 15h às 22h, com público estimado em 11 mil pessoas.

; Setor de Indústrias Gráficas

De sábado a terça-feira, o estacionamento público em frente ao Primeiro Bar, na Quadra 8 do SIG, ficará interditado, das 11h às 2h, para o evento Melhor Carnaval do Primeiro, com público estimado em 1 mil pessoas.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação