Cidades

Morre Aluísio Toscano Franca, ex-secretário de Saúde, aos 78 anos

O médico fez carreira no Hospital de Base, onde trabalhou por 42 anos até se aposentar em 2010. Foi diretor-geral e chefe da UTI da unidade hospitalar, entre outros cargos

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 04/03/2019 21:48
O médico fez carreira no Hospital de Base, onde trabalhou por 42 anos até se aposentar em 2010. Foi diretor-geral e chefe da UTI da unidade hospitalar, entre outros cargos O ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Aluísio Toscano Franca, 78 anos, morreu na tarde desta segunda-feira de carnaval (4/3). Ex-diretor do Hospital de Base do Distrito Federal, o médico fez carreira na unidade hospitalar. Ele estava internado desde segunda-feira da semana passada no Hospital Santa Marta, para ser submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal, mas na quinta-feira teve uma broncoaspiração. Nesta segunda, às 13h42, sofreu falência múltipla dos órgãos.

Cirurgião e intensivista, comandou a unidade de cirurgia-geral e a UTI do Hospital de Base. Aposentou-se em junho de 2010, depois de 42 anos trabalhando na principal unidade de saúde do Distrito Federal. "Meu pai costumava dizer que não era diretor do Hospital de Base, ele estava diretor do Hospital de Base, afinal era médico a vida inteira. Foi também o primeiro a assumir os dois cargos simultaneamente: secretário de Saúde e diretor do Hospital de Base", afirmou o filho caçula, Guilherme.

Dr. Aluísio Toscano Franca, diretor do HBB.Aluísio Franca foi secretário de Saúde durante a gestão de Joaquim Roriz, em 2002. Integrou também a equipe do ministro Seigo Tsuzuki, que ocupou a pasta da Saúde durante o governo de José Sarney. Participou também da equipe que operou o presidente eleito Tancredo Neves, em 1985, já que, à época, chefiava a UTI do Hospital de Base.

Com os filhos no aniversário da mulher, Mirtzi, em 23 de fevereiro

Nascido em João Pessoa, o paraibano desembarcou na capital federal em 1968. Era casado com a médica Mirtzi Hortenci Chianca Franca havia 49 anos. Deixa três filhos ; Marconni, Valéria e Guilherme ; e três netos. O velório será realizado nesta terça-feira (5/3), a partir das 11h, na capela 5, do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento está marcado para as 15h30.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação