Cidades

Chuva que caiu no carnaval deve prosseguir durante toda a semana

O que muda, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é a intensidade. A partir de hoje, o Sol deve aparecer em alguns momentos do dia

Isa Stacciarini
postado em 06/03/2019 06:00
Pode prosseguir usando sombrinha: temporais não vão embora com o carnaval. O Sol, no entanto, começa a aparecer em mais períodos do diaA chuva que caiu durante os quatro dias de carnaval e espantou alguns foliões ; apesar de tantos outros terem permanecido firmes e fortes ; vai permanecer até a primeira quinzena de março. O que muda, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é a intensidade. A partir de hoje, o Sol deve aparecer em alguns momentos do dia.

No entanto, à tarde e no início da noite, surgirão pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A média de volume para março é de 211,8 milímetros de água. Até a tarde de ontem, tinham caído 103,9 mm (79,9mm até segunda-feira e mais 24mm registrados até as 17h de ontem), o equivalente a 49,05%.

Ou seja, nos primeiros cinco dias de março, choveu quase metade do esperado para todo o mês. Para hoje e amanhã, a previsão é de céu nublado a encoberto com chuva e trovoadas isoladas no fim do dia.

As informações são do meteorologista Manoel Rangel. Ele explica que o período chuvoso deve se estender até a primeira quinzena de abril, quando começará a escassez em razão da troca de estação.

;O tempo frio é seco; então, cai significativamente o volume de chuva a partir da segunda quinzena de abril. Já o verão no Distrito Federal é associado ao Sol e à chuva, com um período do dia ensolarado, seguido de trovoadas e pancadas isoladas;, explica. Em fevereiro, choveu 83% da média esperada para o mês.

Caíram 151,9mm, enquanto a previsão era de 183mm. Para Manoel Rangel, mesmo que os cinco primeiros dias de março tenham quantidade de água considerável, o total de chuva do terceiro mês de 2019 deve ficar na média prevista. Ou um pouco acima.

;Para março, a expectativa é de que esse quantitativo aumente. O único mês que destoou da média foi janeiro. Choveram 74,3mm, enquanto a média esperada era de 209,4mm;, reforçou Rangel. Para abril, a média é de 133,4mm.

Previsão

Veja como ficará o tempo até o fim da semana

; Hoje: temperatura entre 17;C
e 27;C. Umidade relativa do ar
entre 50% e 95%

; Amanhã: temperatura entre
17;C e 27;C. Umidade relativa
do ar entre 50% e 95%

; Sexta: temperatura entre 17;C
e 29;C. Umidade relativa do ar
entre 50% e 95%

; Sábado: temperatura entre
18;C e 30;C. Umidade relativa
do ar entre 40% e 95%

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação